Encontros Holiste debate a Sexualidade

A sexualidade e sua relação intrínseca com a saúde mental é o tema do Encontros Holiste no mês de novembro, que terá as psiquiatras Paula Dione e Livia Castelo Branco falando sobre o assunto.

O Encontros Holiste é um evento gratuito voltado para familiares e cuidadores de pessoas com transtornos mentais, com o objetivo de conversar sobre cuidados em saúde mental.  O evento acontecerá no dia 08 de novembro (quarta) às 19h, no auditório da Holiste.

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas, devendo ser realizadas através do site: encontros.holiste.com.br.

 

Encontros Holiste - inscreva-se no site

 

SEXUALIDADE NA HISTÓRIA

O sexo é considerado pela Organização Mundial da Saúde como um dos quatro pilares da qualidade de vida, ao lado do trabalho, do lazer e da vida família. Além disso, ele é um importante fator estruturante tanto da identidade quanto da personalidade.

A psiquiatra Paula Dione destaca a importância de compreendermos a sexualidade de uma forma mais ampla na palestra “SEXUALIDADE NA HISTÓRIA”.

“A sexualidade humana constitui-se elemento indissociável da saúde mental. Para além de questões anatômicas, fisiológicas e hormonais, o estudo da sexualidade deve compreender os fenômenos psíquicos socio-culturais que marcaram a humanidade ao longo da História”, explica a psiquiatra.

 

SEXUALIDADE E SEUS TRANSTORNOS

A sexualidade é um aspecto central do ser humano ao longo da vida, que engloba sexo, identidade e papel de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução.  Homens e mulheres se envolvem em uma ampla gama de atividades sexuais ao longo da vida, desacompanhados ou com parceiros de diversas idades e orientações sexuais.

Talvez seja impossível uma definição de sexualidade “normal”, já que existem grandes variações no comportamento sexual, sejam em termos de cultura ou de gostos pessoais. No entanto, quando o comportamento sexual causa angústia significativa para uma pessoa ou para o parceiro da pessoa ou prejudica outra pessoa, pode ser que um profissional de saúde precise avaliá-la e tratá-la.

“QUANDO O SEXO PASSA A SER UM PROBLEMA?” é o tema da palestra da psiquiatra Livia Castelo Branco, onde ela irá falar um pouco mais sobre os 03 principais transtornos mentais ligados a sexualidade: parafilias (as perversões sexuais como atração por animais, masturbação em público etc), as disfunções sexuais (baixa libido, disfunção erétil,  ejaculação precoce etc) e a disforia de gênero  (transexualidade ).

“As perversões sexuais, as alterações no funcionamento sexual e a transexualidade são assuntos que levam a diversos questionamentos sobre o bem estar individual e social. A discussão sobre o comportamento sexual humano é essencial para identificar problemas, diminuir o preconceito e melhorar a qualidade das relações”, esclarece a Dra. Livia.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO: TRANSTORNOS MENTAIS PODEM ALTERAR O COMPORTAMENTO SEXUAL
OUÇA A ENTREVISTA: SEXO NO CASAMENTO
ASSISTA AO VÍDEO: AMOR PATOLÓGICO, SEXUALIDADE E PSIQUIATRIA 

 

Encontros Holiste - inscreva-se no site

Comments are closed.