O que avaliar no paciente psiquiátrico | Programa de Treinamento Holiste

No dia 14 de janeiro foi realizado mais um evento do Programa de Treinamento Holiste voltado para nosso público interno com o tema ” Exame Mental: O que avaliar no paciente psiquiátrico”.

O treinamento aplicado pelo psiquiatra Luiz Guimarães abordou as formas de identificar as manifestações de comportamento decorrentes de alterações das diferentes funções psíquicas.   Assim como os parâmetros que determinam as ações de enfermagem e seus limites de atuação.

 

DIAGNÓSTICO X AVALIAÇÃO VISUAL

“O diagnóstico de transtornos mentais inicia-se no primeiro contato com o paciente através da avaliação do profissional, levando em consideração entre outros detalhes, a queixa principal e o histórico de comportamento por exemplo. 

Claro que o diagnóstico é dado pelo psiquiatra, mas é importante que todos que trabalham em contato com o paciente estejam atentos a detalhes como aparência, comportamento e atividade psicomotora, atitude física e verbal e saibam o que essas mudanças podem significar no quadro psiquiátrico” esclarece o Dr. Guimarães.

Em sua palestra, Dr. Guimarães, ajudou a entender diversos conceitos – atividade psicomotora, consciência, orientação, memória, atenção –  e como eles estão relacionados aos transtornos mentais.  Além disso, diferenciou os transtornos mentais ocasionados de doenças orgânicas das doenças funcionais.

“Os transtornos mentais orgânicos têm em comum o fato de serem secundários a alguma outra condição médica, sendo doença física (infecções, doenças cardiovasculares, etc)  e/ou decorrente do uso de alguma substância.   Muitas vezes alterações na atenção, memória ou na atividade psicomotora podem ser atribuídas apenas a doença mental e esconder uma patologia física que leva a morte do paciente, por isso é tão importante o diagnóstico do profissional”, explica o psiquiatra.

 

 

PROGRAMA DE TREINAMENTO HOLISTE

Em 2016, iniciamos o Programa de Treinamento Holiste, realizando treinamentos destinados para nossos colaboradores, buscando ampliar os conhecimentos na área de saúde mental de toda nossa equipe.

Saiba mais sobre o Programa de Treinamento Holiste.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.