O que é Estimulação Magnética Transcraniana?

A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) ou rTMS (do inglês Repetitive Transcranial Magnetic Stimulation) é uma técnica neurofisiológica que permite a indução de um campo magnético no cérebro de maneira indolor e não invasiva.

A EMTr é aplicada colocando uma espiral metálica envolta em plástico (bobina) sobre a cabeça para emissão de pulsos magnéticos que atuam sobre o cérebro de maneira focalizada. Dependendo da frequência utilizada, os estímulos podem aumentar ou diminuir a atividade da área cerebral atingida e, assim, pode-se equilibrar o funcionamento neuronal de acordo com o problema apresentado. As aplicações são realizadas diariamente com duração aproximada de 20 minutos (média de 15 aplicações).

Durante o procedimento, o paciente fica acordado e sentado confortavelmente em uma poltrona. As principais indicações para a EMTr são: depressão, principalmente as refratárias; pacientes com restrição ao uso de psicofármacos como idosos, grávidas, portadores de doenças renais e hepáticas, etc.; problemas com os efeitos colaterais dos remédios ou pacientes que desejam parar com os fármacos. A EMTr também está indicada como tratamento complementar para quadros alucinatórios auditivos refratários a medicação e é usada como mais uma ferramenta terapêutica no tratamento do zumbido (Tinnitus).

Saiba Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.