Nossa estrutura foi concebida para acolher os pacientes em um ambiente confortável e seguro, onde se valoriza as relações pessoais, a compreensão psicodinâmica das vivências e o conhecimento das doenças.

Oferecemos assistência psiquiátrica e psicológica, terapias ocupacionais e psicoterapias diversas, além de terapias de neuroestimulação e atendimento familiar em todas as modalidades de tratamento. A variedade dos atendimentos disponibilizados compõe uma estrutura completa de tratamento em saúde mental.

Nosso trabalho baseia-se em quatro macrosserviços que se complementam: Internação Psiquiátrica, Hospital Dia, Atendimentos ambulatoriais e Atendimentos Domiciliares.

Assistência Multidisciplinar e Integrada

“Na psiquiatria moderna é preciso reconhecer que as técnicas farmacológicas e das neurociências se somam às diversas abordagens psicoterápicas e sociais.

O trabalho da Holiste deixa claro que as internações, os ambulatórios e os hospitais dia não são ideologicamente excludentes; ao contrário, são recursos terapêuticos importantes que se complementam tecnicamente, cada qual cumprindo seu papel na recuperação do paciente.

O paciente psiquiátrico precisa de uma abordagem multidisciplinar. Por isso, a psiquiatria moderna trabalha em equipe, com profissionais de diversas áreas integrando seus conhecimentos em prol do doente. E o compromisso com ele deve ser maior que o compromisso com ideologias ou teorias.”

Dr. Luiz Fernando Pedroso

Diretor Clínico

Internação Psiquiátrica

Trabalhamos com um modelo de internação breve, focada na recuperação funcional do paciente. Nossa meta é acolher, proteger, conter e trabalhar limites, num trabalho elaborado com o intuito de integrar a pessoa, e não de segregá-la.

Nossa estrutura tem o formato de uma Semi UTI Psiquiátrica com segurança física, clínica e ambiência terapêutica, onde o paciente fica sob nossos cuidados 24h por dia. Nossos quartos são equipados com ar condicionado e TV a cabo. Nos espaços de uso comum, há salas de convivência e relaxamento, sala de TV e academia de ginástica.

Nossa equipe multidisciplinar promove atividades psicoeducativas, como encontros de orientação terapêutica e familiar, terapia ocupacional, musicoterapia, arteterapia, hidroginástica e outras atividades físicas, além de grupos específicos para tratamento da dependência química e do transtorno bipolar de humor.

Saiba mais sobre o Internação

Hospital Dia

Esse é um serviço de suporte sociopsicológico para pacientes com limitações funcionais e dificuldades de reintegração no ambiente familiar e social. Não é um trabalho alternativo, mas complementar ao ambulatório e à internação.

Nesse espaço, o paciente permanece na clínica durante o dia e regressa ao convívio familiar à noite, ou atende às atividades em meio período: manhã ou tarde. A frequência também é variável, podendo ser diária ou somente de alguns dias por semana. Eles participam de oficinas terapêuticas e outras atividades de convívio realizadas por nossa equipe de terapeutas ocupacionais, arteterapeutas, musicoterapeutas, educadores físicos, nutricionista e enfermeiras. Cada paciente recebe um plano terapêutico personalizado de acordo com suas necessidades, contando com assistência médica e psicológica, além de receber suas medicações.

As famílias também são assistidas através de grupos terapêuticos específicos, uma vez que sua inclusão no processo terapêutico é fundamental para o sucesso do tratamento.

Saiba mais sobre o Hospital Dia

Atendimentos Ambulatoriais

Nosso ambulatório conta com profissionais de diversas subespecialidades da Saúde Mental. Atendemos adultos e crianças, oferecemos diversas abordagens psicoterápicas, além de assistência médica especializada (Psiquiatria) e terapias de neuroestimulação (TMS e ECT).

Saiba mais sobre o Atendimentos Ambulatoriais

Atendimentos Domiciliares

Consultas Psiquiátricas e Psicológicas, Enfermagem Psiquiátrica, Acompanhante Terapêutico e Resgaste, são alguns dos serviços que podem ser prestados na residência do paciente. Nossa equipe multiprofissional realiza o trabalho em domicílio quando há indicação técnica.

Saiba mais sobre o Atendimentos Domiciliares