Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

Sexo no Casamento | Entrevista Livia Castelo Branco

psiquiatra Livia Castelo Branco falou sobre o “Sexo no Casamento” no programa Viva Bem da Rádio Sociedade, onde tratou sobre as mudanças que o tempo e a rotina trazem para a vida sexual e também sobre a importância do diálogo nos relacionamentos.

Ouça a entrevista completa.

 

A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO NOS RELACIONAMENTOS

O sexo e a sexualidade são temas complexos, que estão diretamente ligados à nossa saúde física e mental, envolvendo diversos aspectos do ser humano, inclusive a estabilidade dos relacionamentos.

Uma queixa muito recorrente, tanto de homens quanto de mulheres é que o sexo “esfriou” no relacionamento com o passar do tempo.  São muitas questões que afetam o casal.  Muitas vezes, conflitos que não tem nada relacionado com a sexualidade irão interferir nesse relacionamento. Os filhos, o trabalho, o cansaço, qualquer coisa que afete o emocional, consequentemente, irá afetar o desejo sexual.

Além disso, com o passar do tempo, temos a mudança dos interesses e da autoimagem, e consequentemente, da forma que enxergamos o parceiro.  Nessa parte entra a importância do diálogo.

“No dia a dia, as pessoas seguem uma rotina e não conversam, as coisas vão mudando, vão se irritando por pequenas coisas, trazendo prejuízos para o relacionamento.   Quando vai perceber, o casal já está a semanas, meses e até anos sem a relação sexual.

A partir do momento que o casal vai conversando sobre o que está incomodando, o que falta, o que um espera do outro – passa a ressignificar a relação, o papel de cada um na vida do outro”, ressalta a psiquiatra.

O nascimento dos filhos também é colocado como um fator significante na rotina sexual do casal. “Os hormônios ficam diferentes na mulher logo após o parto, então é natural que ela tenha um desejo sexual menor, mas isso logo estabiliza.   Porém, temos a mudança da rotina e das prioridades com o nascimento dos filhos e facilmente o casal passa a se dedicar menos aos momentos a sós.   É necessário um autovigilância para se permitir momentos de intimidade para o casal”, lembra a Dra. Livia Castelo Branco.

LEIA TAMBÉM SOBRE DEPRESSÃO PÓS-PARTO

 

ASPECTOS FÍSICOS DA SEXUALIDADE

Quando falamos de relacionamento muito longos, pressupõe que as pessoas estão envelhecendo, e com isso temos a mudança dos hormônios.  As mulheres vão entrando no climatério e depois a menopausa, assim como nos homens com a questão do testosterona.  Em ambos os casos, a diminuição dos níveis hormônios trazem mudanças no corpo e no desejo sexual.

“Homens se queixam da diminuição do vigor, da rigidez do órgão sexual, as mulheres da perda da libido e do desconforto físico no ato sexual.  O vigor, a resistência já não são mais as mesmas.  Isso geralmente afasta os casais, é a questão das expectativas.   Mais uma vez falo da importância do diálogo para lidar com essas novas expectativas.  Os casais precisam refletir sobre o que mudou”, explica.

A psiquiatra ressalta ainda, que mudanças bruscas no desejo sexual podem ser indicadores de problemas físicos.

“Se havia um comportamento normal, uma vida sexual ativa e satisfatória, e de repente há uma mudança brusca, é possível que aja algum tipo de doença que precisa ser investigada.  São vários problemas físicos que podem atrapalhar a vida sexual que não estão diretamente ligados ao relacionamento: diabetes, hipertensão, problemas neurológicos e vasculares, além das questões relacionadas aos hormônios.  É importante a consulta com especialistas como o urologista no caso dos homens e a ginecologista para as mulheres”.

 

AUTO ESTIMA E COMPROMISSO

Dra. Livia Castelo Branco encerra destacando que uma vida sexual saudável vai muito além do ato sexual em si, também tem a ver com a autoestima e o compromisso com si mesmo e com o outro.

“A sexualidade não está relacionada apenas a estar com o outro, mas a estar bem consigo mesmo.  Se você está bem consigo mesmo, naturalmente você vai mostrar mais desejável, mostrar mais interesse.  Dessa forma, as coisas fluem mais naturalmente.

Percebemos também que muitas vezes muitos casais apenas fazem queixas do parceiro, mas precisamos nos perguntar “e eu? O que estou fazendo para melhorar? ”  Pequenos gestos como flores, um elogio… são coisas que vão além da sedução sexual, mas que podem fazer diferença”.

 

SEXUALIDADE E SEUS TRANSTORNOS

A sexualidade e sua relação intrínseca com a saúde mental é o tema do Encontros Holiste no mês de novembro, que terá as psiquiatras Paula Dione e Livia Castelo Branco falando sobre o assunto.

“QUANDO O SEXO PASSA A SER UM PROBLEMA?” é o tema da palestra da psiquiatra Livia Castelo Branco, onde ela irá falar um pouco mais sobre os 03 principais transtornos mentais ligados a sexualidade: parafilias (as perversões sexuais como atração por animais, masturbação em público etc), as disfunções sexuais (baixa libido, disfunção erétil,  ejaculação precoce etc) e a disforia de gênero  (transexualidade ).

“As perversões sexuais, as alterações no funcionamento sexual e a transexualidade são assuntos que levam a diversos questionamentos sobre o bem estar individual e social. A discussão sobre o comportamento sexual humano é essencial para identificar problemas, diminuir o preconceito e melhorar a qualidade das relações”, esclarece a Dra. Livia.

O Encontros Holiste é um evento gratuito voltado para familiares e cuidadores de pessoas com transtornos mentais, com o objetivo de conversar sobre cuidados em saúde mental.  O evento acontecerá no dia 08 de novembro (quarta) às 19h, no auditório da Holiste.

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas, devendo ser realizadas através do site: encontros.holiste.com.br.

Encontros Holiste - inscreva-se no site

 

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO: TRANSTORNOS MENTAIS PODEM ALTERAR O COMPORTAMENTO SEXUAL
ASSISTA AO VÍDEO: AMOR PATOLÓGICO, SEXUALIDADE E PSIQUIATRIA