Transtornos Mentais e a Ansiedade | Entrevista Dr. Victor Pablo

Dr-Victor-Pablo-transtornos-ansiedade

A ansiedade é um estado emocional de apreensão comum dos seres humanos diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa.

No entanto, quando esse sentimento persiste e passa a interferir nas atividades cotidianas, a ansiedade deixa de ser natural e passa a ser motivo de preocupação.

Em entrevista ao programa Metrópole Saúde da Rádio Metrópole FM, Dr. Victor Pablo, psiquiatra da Holiste, abordou o tema “Transtornos de Ansiedade”, falando sobre os transtornos mais frequentes.

“A maioria dos ansiosos desenvolve um temperamento ansioso na adolescência. Porém, a partir da terceira década de vida, esses sintomas começam a se intensificar, atrapalhando a rotina deste indivíduo, dificultando a concentração; ao final do dia a pessoa encontra-se muito cansada. Além disso, o indivíduo nesta fase precisa lidar com adversidades e expectativas, irritabilidade nas relações íntimas e tem uma tendência a uma insônia inicial”, explica.

 

 

 

Os Transtornos de Ansiedade

Os principais Transtornos de Ansiedade são: Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico, Fobia Específica, Fobia Social, Estresse Pós-Traumático e Transtorno Obsessivo-Compulsivo.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada e o Transtorno de Pânico não possuem um objeto, ou seja, não têm um gatilho específico. A Ansiedade Generalizada é difusa, caracterizada por um estado de excitação, um estado de reatividade. Já o Transtorno de Pânico é um pico de ansiedade com eminência de morte e perda do autocontrole, seguido de sensação de insegurança.

Outros transtornos de ansiedade, como as fobias, por exemplo, apresentam um objeto específico que podem desencadear uma crise de ansiedade. “A mais comum delas que é a Fobia Social caracteriza-se como um tipo de timidez patológica que se desenvolve na adolescência, em alguns casos, ainda na infância, e molda um pouco a maneira de ser do indivíduo”, exemplifica. A Fobia Social está relacionada a um medo excessivo de exposição ao escrutínio público.

O psiquiatra ainda relata sobre outras fobias, como a claustrofobia e a agorafobia. A primeira está associada ao medo de locais fechados, já a segunda é uma fobia que está ligada ao medo de lugares públicos e de exposição.

O Estresse Pós-Traumático também é um transtorno que possui um objeto como fator desencadeante, que no caso é a vivência catastrófica, geralmente um assalto ou uma morte repentina de um parente. Os indivíduos que possuem este transtorno apresentam “flashbacks” e as crises são ocasionadas a partir da lembrança deste acontecimento. Para o psiquiatra, “essas recordações quando vem à tona acabam atrapalhando a vida funcional do indivíduo que fica em um estado de alerta e de inibição. Muitas vezes evita sair à noite e se expor, ou frequentar locais que tragam a lembrança do acontecimento traumático”.

Causas

Questionado sobre as possíveis causas dos transtornos de ansiedade, Victor Pablo explica: “existe uma programação genética, ou seja, o indivíduo herda essa predisposição e geralmente é no final da adolescência que isso vem à tona”. Porém,  fatores externos, como o estresse do dia a dia e a qualidade de vida da pessoa também pode influenciar no aparecimento da doença.

Tratamento

O tratamento dos transtornos de ansiedade é feito, basicamente, com o uso de medicamentos que atuam nos neurônios inibidores do sistema nervoso central, o que provoca um relaxamento imediato nos momentos de crise. Entretanto, quadros sindrômicos mais importantes e persistentes necessitam de antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina.

A psicoterapia, psicoeducação, higiene do sono, orientação familiar e planejamento das rotinas são algumas estratégias que utilizamos associadas ao tratamento medicamentoso, buscando o resultado mais efetivo”, conclui Dr. Victor.

Entendendo os Transtornos de Ansiedade | Encontros Holiste

Dr. Victor Pablo falou sobre o tema também no último Encontros Holiste, evento voltado para familiares de pessoas que lidam com transtornos mentais, além de profissionais da área da saúde. Saiba mais.

Comments are closed.