Internação

A Internação Psiquiátrica é um importante recurso terapêutico no tratamento de crises. Trata-se de uma poderosa ferramenta terapêutica para a contenção e o manejo dos pacientes em momentos de manifestação aguda da doença.

Além de proteger o próprio paciente, sua família e terceiros dos comportamentos destrutivos causados pela doença, o uso competente e adequado da Internação Psiquiátrica pode fazer a diferença entre o abandono e o tratamento. Este serviço é indicado para a abordagem das alterações comportamentais que envolvam risco de agressão, risco de suicídio e resistência patológica em aderir ao tratamento.  Também é indicado para a toxiprivação compulsória de álcool e drogas, inadequação sociofamiliar patológica e aplicação supervisionada de medicamentos.

Por se tratar de um ato médico, a Internação Psiquiátrica só pode ser indicada e assistida por um profissional qualificado.  É um procedimento de alta complexidade, que exige um lugar adequado com ambiência terapêutica, monitoramento intensivo da conduta 24 horas por dia e assistência multidisciplinar por uma equipe capacitada para lidar com as infinitas variáveis da mente humana.

 

ESTRUTURA DA INTERNAÇÃO

A Holiste possui leitos para internação em regime de tempo integral em uma estrutura de Semi UTI Psiquiátrica com segurança física, clínica e ambiência terapêutica, onde o paciente fica sob nossos cuidados e responsabilidade 24 horas por dia.

Os quartos são equipados com ar condicionado e TV a cabo. Nos espaços de uso comum, há salas de convivência e relaxamento, sala de TV, arteterapia e academia de ginástica. Ao ar livre, o deck com piscina torna o ambiente leve e agradável.

Dispõe-se, ainda, de salas aparelhadas para terapias de neuroestimulação, como a Estimulação Magnética Transcraniana e a Eletroconvulsoterapia.

A equipe multidisciplinar promove atividades psicoeducativas, como encontros de orientação medicamentosa e familiar, terapia ocupacional, musicoterapia, arteterapia, além de grupos específicos para o tratamento da dependência química e do transtorno bipolar de humor.

 

MODALIDADE DA INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA:

 

Internação voluntária

É realizada por vontade própria ou em comum acordo com o paciente
Somente ocorre após exame psiquiátrico
Deve ser indicada e realizada por médico psiquiatra
Deve ser autorizada por familiar ou responsável.

 

Internação involuntária

É realizada à revelia da vontade do paciente
Somente ocorre após exame psiquiátrico
Deve ser indicada e realizada por médico psiquiatra
Deve ser autorizada por familiar ou responsável

 

Internação compulsória

É realizada por determinação da justiça.
Somente ocorre após exame psiquiátrico
Deve ser consentida e realizada por médico psiquiatra
Deve ser autorizada por familiar ou responsável

 

Se você já é acompanhado por um especialista:

A Holiste possibilita que você seja acompanhado por seu médico ou terapeuta de referência durante a internação, mesmo que ele não faça parte do nosso corpo clínico. Nossos plantonistas podem oferecer orientações em caso de dificuldade de contato com seu profissional de referência.

  • Date
    6 de maio de 2015
    A Internação Psiquiátrica é um importante recurso no tratamento de crises. Trata-se de uma poderosa ferramenta terapêutica para a contenção e o manejo dos pacientes em momentos de manifestação aguda da doença. Além de proteger o próprio paciente, sua família e terceiros dos comportamentos destrutivos causados pela doença, o uso competente e adequado da Internação Psiquiátrica pode fazer a diferença entre o abandono e o tratamento.