Os psicólogos da clínica Holiste, Ueliton Pereira e Daniela Araujo, participaram do programa CBN Bate Papo da rádio CBN Salvador e discutiram sobre o tema: Bullying na infância.
Entre os tantos desafios já existentes na rotina escolar, o bullying – termo sem tradução exata para o português – tem sido cada vez mais reportado. É um tipo de agressão que pode ser física ou psicológica, ocorre repetidamente e intencionalmente e ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas. Esse tipo de violência tem sido cada vez mais noticiado e precisa de educadores e pais atentos para evitarem consequências desastrosas.
Uma prática muito comum entre as crianças e adolescentes, a famosa “pirraça” sempre esteve presente no ambiente escolar, seja com brincadeiras mais pesadas ou com os apelidos pejorativos. Porém, o que pode parecer uma simples brincadeira, se não for administrada, pode gerar danos psicológicos a vítima e marcas para o resto da vida.
Segundo Daniela Araujo, é preciso estar atento aos indícios e ouvir os filhos: “Quando a criança apresenta uma angústia muito grande em relação aos acontecimentos na escola, é o momento em que os pais devem ter maior atenção e identificar se estão precisando de ajuda”. Para Daniela, o primeiro passo após identificar um possível caso de bullying é procurar a escola e depois orientar a criança.
Pesquisas apontam que os efeitos do bullying são ainda visíveis quase quatro décadas mais tarde. O impacto do assédio moral é persistente e generalizado, com consequências sanitárias, sociais e econômicas duradouras na idade adulta.
Para Ueliton Pereira, é fundamental estar a par do problema para evitar danos futuros para a criança. “Os pais não devem potencializar a posição de vítima dos seus filhos, mas sim, dar um direcionamento para que eles consigam lidar com o problema da melhor forma possível”, diz.
Confira a entrevista completa: https://youtu.be/KqRQk7h6YHo