O Dia Internacional do Idoso é celebrado em 1º de outubro em todo mundo. Essa é uma data importante para refletir sobre a importância de investir em um envelhecimento saudável.
“Hoje em dia estamos vivendo muito mais e isso traz novos desafios para sociedade e para nós profissionais de saúde. O principal desafio é ultrapassar o pensamento de que o envelhecimento é um momento que se resume a perdas e incapacidades”, destaca Michelle Campos, gerontóloga e coordenadora do Núcleo da Terceira Idade da Holiste.
Investindo na Socialização e Bem-Estar
Um envelhecimento saudável é muito além da ausência de doenças, está relacionado a um bem-estar que envolve o físico, mental e também o social. Dessa forma, é preciso pensar estratégias de cuidado, envolvendo ações que criem condições e ambientes que permitam os idosos adotarem estilos de vida saudáveis, incluindo a manutenção de suas atividades e círculos sociais.
As alterações e limitações vividas no decorrer do processo de envelhecimento e as mudanças físicas que nosso corpo sofre com o passar dos anos, podem trazer consigo uma participação menos ativa do idoso no meio em que vive. Torna-se necessário, portanto, medidas capazes de levar as pessoas idosas a sentir-se bem e importante nos ambientes que convivem.
“Somos seres sociais, precisamos nos relacionar para vivermos. Através da socialização, indivíduo estabelece laços afetivos e são inseridos em atividades produtivas que tendem melhorar a qualidade de vida. O idoso para envelhecer com qualidade, tem de estar incluído na sociedade. Temos de garantir que ele tenha espaço, oportunidades, e seja respeitado”, defende Michelle Campos.
ASSISTA AO VÍDEO SAÚDE MENTAL NA TERCEIRA IDADE
Vamos comer pizza?
A Holiste possui um espaço de internação psiquiátrica planejado especificamente para as necessidades de pacientes idosos, além disso, conta com uma equipe multidisciplinar que desenvolve um projeto terapêutico individual levando em consideração as especificidades deste público: o Núcleo da Terceira Idade.
“Em nossa abordagem inserimos o idoso em uma rotina de atividades dinâmicas, produtivas, criativas, buscamos um jeito leve de encarar os desafios, e fazer com que as dificuldades pareçam mais leves. O objetivo é mostrar para eles que tem muita coisa boa para ser vivida”, explica a coordenadora do Núcleo.
Dentro dessa abordagem, o dia do idoso foi celebrado com uma atividade externa prazerosa, a ida dos pacientes internados para um rodízio de pizza na vizinhança da Holiste. Uma atividade que trouxe interação social, possibilitando o sentimento de inserção na comunidade.
Desenvolvendo atividades de recreação e lazer possibilita-se a integração social dos idosos, exercitando a autonomia com perspectiva da melhoria da qualidade de vida.
“Queremos que eles sejam capazes de ser independentes, de lidar com as limitações da idade, mas com motivação e alegria, contribuindo para a elaboração de novos significados para a vida na idade avançada”, conclui Michelle Campos.