Algumas pessoas apresentam dificuldades de socialização decorrentes dos transtornos mentais, seja após um longo período de internação ou por qualquer outro motivo que tenha provocado seu distanciamento sociofamiliar. Nestes casos, o tratamento em hospital dia é o mais indicado para restabelecer essas conexões e promover a ressocialização do paciente.
Não se trata de um trabalho alternativo, mas complementar ao ambulatório e à internação. Nesse espaço, o paciente permanece na clínica durante o dia e regressa ao convívio familiar à noite, ou atende às atividades em meio período: manhã ou tarde. A frequência também é variável, podendo ser diária ou somente de alguns dias por semana.
O paciente participa de oficinas terapêuticas e atividades de convívio realizadas por nossa equipe de psicólogos, terapeutas ocupacionais, arteterapeutas, musicoterapeutas, educadores físicos, nutricionista e enfermeiras. Cada paciente recebe um plano terapêutico personalizado de acordo com suas necessidades, contando com assistência médica e psicológica, além de receber suas medicações.
As famílias também são assistidas através de grupos terapêuticos específicos, uma vez que sua inclusão no processo terapêutico é fundamental para o sucesso do tratamento.