O Holiste Dia é um Hospital Dia de Saúde Mental.
Um serviço de reabilitação e suporte psicoemocional para pessoas com limitações funcionais decorrentes de transtornos mentais e, consequentemente, com dificuldades de reinserção e readaptação ao ambiente sociofamiliar.
Algumas pessoas apresentam dificuldades de socialização decorrentes dos transtornos mentais, seja após um longo período de internação ou por qualquer outro motivo que tenha provocado seu distanciamento sociofamiliar. Nestes casos, o tratamento em Hospital Dia de Saúde Mental é o mais indicado para restabelecer essas conexões e promover a ressocialização do paciente.
Não se trata de um trabalho alternativo, mas complementar ao ambulatório e à internação. Nesse espaço, o paciente permanece na clínica durante o dia e regressa ao convívio familiar à noite, ou atende às atividades em meio período: manhã ou tarde. A frequência também é variável, podendo ser diária ou somente de alguns dias por semana.
Foco na reabilitação
O tratamento em hospital dia possui indicações precisas. Não se trata de um serviço que substitui a internação psiquiátrica integral, que é voltada para a contenção e manejo dos sintomas agudos em momentos de crise, nem é uma opção ao tratamento ambulatorial (consultório), que requer maior autonomia e adesão dos pacientes ao tratamento. Em relação à internação integral, inclusive, ele pode ser considerado uma complementação desse trabalho, auxiliando o paciente a reconstruir as conexões sociofamiliares perdidas durante o período em que esteve internado.
Assim, o Holiste Dia é indicado para a reabilitação e suporte psicoemocional de pacientes pós-crise, com limitações funcionais ou dificuldades de reinserção e readaptação social, seja em seu ambiente familiar, laboral, educacional ou recreativo. Trabalhamos para manter o paciente psiquicamente estabilizado, inserido na família e na sociedade. Nossa meta é fazer com que ele ganhe a maior autonomia possível dentro de suas limitações, tornando-se responsável pela sua própria vida e bem-estar.
Compreender as indicações e aplicações de cada modalidade de atendimento, seja a internação integral, o tratamento ambulatorial ou o hospital dia, é a chave para extrair bons resultados de cada terapêutica, minimizando os prejuízos ao desenvolvimento do paciente e reduzindo o risco de novas crises.
Plano Terapêutico
Cada paciente é acompanhado por um profissional de referência, que irá desenvolver um plano terapêutico de acordo com as necessidades e demandas individuais. A frequência do atendimento varia conforme o caso e o momento de cada paciente, podendo ser diária, em dias alternados ou apenas uma vez por semana, em período integral ou meio turno.
O paciente permanece no Holiste Dia apenas durante o dia, retornando ao convívio familiar e atividades cotidianas à noite e aos finais de semana, exercitando os aprendizados alcançados no tratamento.
Relacionamento com a Família
A participação da família no tratamento é fundamental. Por isso, são realizadas atividades e grupos desenvolvidos especialmente para elas.
A família é uma forte aliada do processo terapêutico, contribuindo para a adesão do paciente e compartilhando com ele a responsabilidade por sua frequência ao tratamento. Além disso, a família é o elo entre o profissional de referência e o paciente, quando este está fora do ambiente institucional, auxiliando na avaliação da evolução do mesmo.