A internação psiquiátrica é fundamental para o tratamento de transtornos mentais graves.
Porém, ela deve ser feita em um ambiente que favoreça a recuperação do paciente e minimize os traumas desse processo.
Localizada em Salvador, a Holiste é uma clínica de referência em saúde mental no Norte/Nordeste. Com uma equipe multidisciplinar e estrutura planejada, nossa proposta é uma internação que recupere a liberdade tomada pelo transtorno mental, devolvendo o paciente ao convívio social.
Holiste Psiquiatria. Um lugar completo, feito para cuidar.
Assista o vídeo e conheça a estrutura da Holiste Psiquiatria
UMA ESTRUTURA PLANEJADA
A internação psiquiátrica é um instrumento de contenção de diversos comportamentos de risco, tendo como objetivo principal proteger o paciente e viabilizar a realização do tratamento, para, assim, devolver a sua autonomia.
Os antigos manicômios tinham um caráter asilar e excludente, que mantinham centenas de doentes mentais segregados em espaços precários. No contexto da medicina moderna, os hospitais psiquiátricos mudaram de forma e de função. Hoje, são clínicas que oferecem menos leitos, com uma proposta terapêutica e reintegradora, com o objetivo de oferecer aos pacientes e suas famílias todos os recursos da moderna terapêutica psiquiátrica.
Inaugurada em dezembro de 2016, a nova sede da Holiste Psiquiatria traz uma estrutura pensada em cada detalhe para receber e acolher pacientes e seus familiares.
“Nossa meta foi construir um lugar de acolhimento de pessoas, sobretudo, de pessoas que estão sofrendo. Nós fizemos um lugar bonito e agradável. Mas não tínhamos em nenhum momento a meta de fazer um lugar luxuoso ou fútil. Procuramos fazer algo de qualidade, pois para nós, isso é respeito ao paciente, pois o doente mental, muitas vezes é tratado com muito desprestígio, como alguém sem importância.
As cores, as divisões dos espaços, a piscina, a academia, a quadra, não são algo fútil ou para transformar em um mero resort. Tudo isso são espaços de convivência, planejados para que nossa equipe possa interagir com o paciente”, explica Luiz Fernando Pedroso, psiquiatra e diretor clínico da Holiste.