Blog / Lives Holiste

LIVES HOLISTE | DEPRESSÃO PÓS-PARTO

Lives Holiste 29/03/2021

A depressão pós-parto é uma condição enfrentada por muitas mulheres durante o puerpério, e requer ajuda profissional e apoio da própria família. Embora a tristeza após o parto seja algo comum para mais de 80% das mulheres, a depressão é um quadro patológico e necessita de tratamento.

Com a pandemia e o isolamento social, alguns fatores podem funcionar como gatilho e desencadear um quadro de depressão, o que pode gerar sérios prejuízos à paciente.

Para falar sobre o tema “Depressão Pós-parto”, a psicóloga, psicanalista e coordenadora do Núcleo de Depressão da Holiste, Ethel Poll, recebeu Camila Rabello, ginecologista e obstetra, especialista em parto humanizado e diretora médica da clínica Angiclin.

“É importante que as pessoas ao entorno dessa mulher estejam atentas a ela. A gente fala dessa mulher que já tem seu sono mais comprometido, se sente naturalmente mais cansada… é um momento da vida que já traz coisas que acabam passando por um cenário de diagnóstico. A grande dificuldade é extrair quando essa mulher está passando pelo ‘algo a mais’ ou pelo puerpério normal”, destaca a ginecologista.

De acordo com as especialistas, são diversos os sintomas a serem percebidos. Camila explica que é necessária muita sensibilidade para diferenciar o que é o esperado para aquele momento e o que passa do limite do razoável.

Assista ao vídeo completo da Live “Depressão Pós-parto” e fique atento ao nosso Instagram @holistepsiquiatria para conferir as próximas lives.

 

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar