Blog / Notícias

NOMEAR SENTIMENTOS É IMPORTANTE PARA LIDAR COM AS EMOÇÕES

Notícias 07/07/2021

Em entrevista ao UOL, a psicóloga Bárbara Santos fala sobre a importância de nomear os sentimentos e lidar com as emoções

 

Você consegue identificar o quanto está feliz? Sabe a diferença entre alegria e euforia, tristeza e angústia? Na infância, é muito comum que algumas dessas definições sejam muito complicadas de entender. Mesmo para alguns adultos, essas sensações permanecem confusas.

Isso acontece porque ainda existe muita dificuldade em falar sobre os próprios sentimentos, e de como eles influenciam a vida das pessoas. Porém, é bom lembrar que silenciar essas questões pode levar ao sofrimento emocional.

Bárbara Santos, psicóloga e psicanalista na Holiste Psiquiatria, ressalta que é comum encontrar adultos que buscam terapia para tentar desatar diversos nós emocionais. Uma das primeiras dificuldades dos pacientes é, justamente, nomear aquilo que estão sentindo:

“Colocar em palavras aquilo que se sente é uma forma de representação concreta daquela emoção”, avalia a especialista.

Como entender melhor meus sentimentos?

Algumas pessoas, em especial aquelas que não tiveram espaço ou acolhimento para expressar suas emoções, podem resistir e sentirem-se desconfortáveis ao se depararem com sentimentos mais complicados, como raiva, inveja, tristeza ou ódio.

Mas, é possível encontrar uma forma mais simples de entender as próprias emoções: elaborar uma lista com diversos sentimentos, colocando definições e exemplos para cada item, pode ser uma boa sugestão.

Esse exercício de auto-observação pode trazer várias percepções sobre sentimentos e formas de lidar com o outro.

 

Matéria originalmente publicada em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/05/31/nomear-sentimentos-e-importante-para-amadurecer-e-lidar-com-as-emocoes.htm

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar