Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

NOTÍCIAS - Pessoas com depressão envelhecem mais rápido

Desgaste dos chamados telômeros é maior nestes indivíduos, mostrou pesquisa.

HOLANDA – Pessoas que sofrem de depressão envelhecem mais rápido. Testes em laboratório mostraram que as células aparentavam biologicamente mais velhas nos que eram muito depressivos ou que tiveram o problema no passado, mostrou a BBC. Os cientistas acompanharam mais de duas mil pessoas e descartaram a relação com outros possíveis agentes, como o fumo. A descoberta foi publicada na revista “Molecular Psychiatry”.

Os pesquisadores observaram o aspecto dos telômeros, espécie de capas protetoras nas extremidades dos cromossomos que afetam a rapidez com que as células envelhecem. Eles são feitos a partir de combinações de DNA e proteína que protegem a ponta dos cromossomos e ajudam a mantê-los estáveis. À medida que ocorre a divisão celular, eles ficam cada vez mais curtos. Assim as células envelhecem e morrem.

Especialistas já sabem que deprimidos têm maior risco de ter doenças relacionadas com o envelhecimento, como câncer, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. É verdade que o estilo de vida tem influência sobre isto, mas os cientistas suspeitam que a depressão também afeta diretamente as células.

Cientistas do Centro Médico da Universidade VU, da Holanda, recrutaram 2.407 indivíduos. Mais de um terço tinha depressão, outro terço tinha tido a doença no passado e os demais eram saudáveis.

Com base em amostras de sangue, eles analisaram o comprimento telômeros. Pessoas deprimidas tinham estas estruturas muito menores. Esta diferença era notada mesmo depois que diferenças de estilo de vida, tais como o consumo excessivo de álcool e o tabagismo, foram levados em conta.

– Este estudo em larga escala fornece evidências convincentes de que a depressão está associada a vários anos de envelhecimento biológico, especialmente entre aqueles com os sintomas mais graves e crônicos – afirmou à BBC a pesquisadora Josine Verhoeven.

FONTE – O Globo