Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

Residência Terapêutica: Um espaço singular de moradia assistida | Vídeo da Palestra

Residência Terapêutica da Holiste iniciou sua operação em janeiro deste ano, com a missão de oferecer um espaço de moradia assistida para pacientes psiquiátricos cronificados.

Nosso foco de atendimento são pacientes com um histórico de longas internações psiquiátricas, 20, 30 anos.   Essas pessoas apresentam uma deterioração cognitiva e uma imagem corporal fragmentada, além de sintomas residuais por conta da refratariedade à medicação, o que resulta em uma segregação social e um sentimento de incapacidade diante das demandas da vida. 

Esse perfil de paciente precisa de um cuidado diferente, já que ele não responde ao tratamento medicamentoso ou as atividades terapêuticas convencionais.  Ele precisa de uma nova abordagem”, explica Isabel Castelo Branco, acompanhante terapêutica.

Isabel, que é coordenadora da Residência Terapêutica da Holiste, falou sobre a proposta do serviço na palestra “RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA: UM ESPAÇO SINGULAR DE MORADIA ASSISTIDA”.

Assista o vídeo da palestra completa:

 

O PROJETO TERAPÊUTICO

Além da assistência psiquiátrica e medicamentosa, a Residência Terapêutica traz uma abordagem diferente para o tratamento psiquiátrico, incorporando os conceitos de lar, território e a inserção na comunidade, estimulando, assim, a autonomia e a socialização.  O que se espera dessa abordagem é que os pacientes se apropriem do espaço como um lar, mudando o seu status de pacientes para moradores.

A assistência é feita por uma equipe multidisciplinar, que tem o desafio de realizar o trabalho de apoio e supervisão, porém, preservando a autonomia dos moradores e dinâmica da casa, ressalvando as características de lar.

“Isso é muito difícil para o profissional.  Relativizar sua função e colocar-se em outro lugar, como um agente de cuidado que faz parte de uma equipe que trabalha em ação conjunta para facilitar o processo do morador.  É necessário entender que a RT tem as duas funções, a de espaço terapêutico, mas é principalmente o lar dessas pessoas”, destaca Isabel.

SAIBA MAIS ASSISTIDO AO VÍDEO: RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA E MORADIA ASSISTIDA

 

RETOMANDO LAÇOS FAMILIARES

Isabel destaca que o papel da equipe técnica se estende às famílias dos moradores, agindo como um mediador entre as duas partes, que tem suas relações desgastadas pelo processo de adoecimento.

“As famílias, muitas vezes, têm o sentimento de culpa, a sensação que abandonou seu ente querido.  Nós buscamos mudar essa situação, colocando-as como parceiras no tratamento, reconstruindo os laços que foram enfraquecidos”, acrescenta.

 

A INSERÇÃO NA COMUNIDADE

A casa e a comunidade no entorno são trabalhadas para além do espaço físico ou geográfico, criando novas relações dos moradores com o seu tempo, sua liberdade, vontades, escolhas, desejos e todo tipo de expressões vinculadas à construção de um sentimento de pertencimento ao tecido social.

“Imagine pessoas internadas ao longo de 20 anos em hospitais, onde existe regras de horários, de alimentação, tudo é imposto para ele.  Atitudes simples e rotineiras, como comprar uma alfazema, comer um acarajé, jogar na loteria, ir no salão de beleza ou acordar tarde… não faziam parte da vida deles, tudo isso foi lhes tirado há muitos anos.  Tudo era feito para eles e não com eles.

 Os pacientes não desejavam mais, não queriam mais nada, não questionavam nada, pois isto lhes foi tirado.   Aos poucos, essas pessoas vão retomando suas habilidades sociais e domésticas que foram perdidas.  Do nosso ponto de vista, podem ser conquistas mínimas, mas para eles são significativas”, conclui Isabel Castelo Branco.

SAIBA MAIS SOBRE A RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA DA HOLISTE

 

ABORDAGENS PSICOSSOCIAIS NO TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO

Os serviços de Hospital Dia e Residência Terapêutica foram destaques no Encontros Holiste de agosto, que teve como tema as ABORDAGENS PSICOSSOCIAIS NO TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO, com as apresentações do psicólogo Ueliton Pereira e da acompanhante terapêutico Isabel Castelo Branco.

O Encontros Holiste é um evento gratuito que reúne familiares de pessoas que lidam com transtornos mentais, além de profissionais da área da saúde mental, para conversar com nossa equipe técnica e entender mais sobre os transtornos e seus tratamentos.

 

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR E INTEGRADA

O Holiste Dia e a Residência Terapêutica são serviços que compõem a rede de assistência integrada da Holiste. 

“Na psiquiatria moderna é preciso reconhecer que as técnicas farmacológicas e das neurociências se somam às diversas abordagens psicoterápicas e sociais.   O trabalho da Holiste deixa claro que as internações, os ambulatórios, os hospitais dia e a residência terapêutica não são ideologicamente excludentes; ao contrário, são recursos terapêuticos importantes que se complementam tecnicamente, cada qual cumprindo seu papel na recuperação do paciente”, explica Dr. Luiz Fernando Pedroso, diretor clínico da Holiste.