Notícias

Respeitar o ritmo de cada aluno traz vantagens ao aprendizado

By iwwa

November 30, 2015

Independente da idade ou de fatores especiais, cada criança tem seu tempo de aprendizado.

Um dos maiores desafios educacionais da atualidade é pensar em uma escola para todos e para cada um. A psicóloga Daniela Araújo e a psicopedagoga Nádja Pinho, profissionais da Holiste, esclareceram pontos importantes sobre o tema, em matéria publicada pela Revista Veja.

 

O tempo de aprendizado independe de problemas psicológicos.

Comumente se associa um problema de aprendizado com alguma patologia psicológica, o que não é necessariamente verdade: “Todo ser humano tem o seu tempo no processo de desenvolvimento e essa maturação é, portanto, singular. Mesmo uma criança neurotípica pode não ter uma aprendizagem linear, uniforme, e demandar apoio” – comenta Daniela Araújo.

A psicopedagoga Nádja dos Santos concorda. “O tempo da criança é muito particular e, dependendo da fase do desenvolvimento em que esteja, a dificuldade no aprendizado pode ser transitória, assim como pode ser um sintoma de diversidades emocionais e cognitivas as quais esteja enfrentando. Por isso é necessário um estudo cuidadoso e compartilhado entre escola, família e psicopedagogo, no intuito de entender que esse ritmo deve ser respeitado pela instituição educacional” – avalia.

Nádja esclarece, ainda, que o processo de aprendizado não está restrito apenas às horas de estudo em frente ao livro: “Lembro que estar em família, ser amado e brincar são pontos fundamentais para o bom desenvolvimento de uma criança”, conclui.