Agende sua Consulta

SÃO JOÃO DO HOSPITAL DIA

SÃO JOÃO DO HOSPITAL DIA

Para comemorar a volta dos festejos juninos, o Hospital Dia realizou uma festa de São João com muita animação, músicas e comidas típicas.

Mais do que um momento de confraternização, as festas realizadas no HD proporcionam a integração dos pacientes, trabalhando pontos fundamentais de sua socialização. No São João não é diferente:

“A gente sabe que, principalmente na Bahia e no Nordeste, os festejos juninos são um componente cultural muito forte, é algo que faz parte de nossa identidade. A história do povo nordestino, a cultura popular, a música, a culinária, tudo é atravessado pelo São João.

Assim, buscamos trabalhar essas questões muito antes, ainda nos preparativos da festa de hoje, em nossos grupos terapêuticos. Tudo que eles apresentaram hoje é fruto do trabalho realizado nas oficinas.” – explicou Paula Regina, terapeuta ocupacional do Hospital Dia.

A festa contou com declamação de cordéis, comidas típicas, sanfoneiro, arrasta-pé, quadrilhas, casamento na roça e música falada. Tudo aquilo que eles encontrariam em uma festa junina fora dos muros da instituição estava ali representado.

ACOLHIMENTO E PERTENCIMENTO

Participar da confecção dos elementos decorativos, criar a pauta da festa, preparar uma apresentação artística ou simplesmente estar presente para se divertir e provar as comidinhas típicas; tudo pode ter efeito terapêutico.

“Essa participação ativa, seja no fazer ou no participar da festa, traz a sensação de acolhimento e pertencimento. Em outros lugares, esses sentimentos muitas vezes são trabalhados pela via da caridade e da comiseração.

Nós trabalhamos esses pontos por uma outra via: a da responsabilização e implicação do indivíduo, fazendo-o participar ativamente de todo o processo. Ele passa a se sentir mais útil e seguro de sua participação social, que é o nosso objetivo final.” – finaliza Lívia Brandão, terapeuta ocupacional e Coordenadora do HD.