A Terapia Ocupacional é uma forte aliada no tratamento de distúrbios mentais, físicos, dos desajustes emocionais e sociais.
O foco do trabalho são pessoas cujas habilidades funcionais estão comprometidas (de forma temporária ou permanente), demandando uma readaptação ou o desenvolvimento de novas habilidades, com o objetivo de promover a autonomia no indivíduo.
TERAPIA OCUPACIONAL E SAÚDE MENTAL
Para pacientes psiquiátricos, o maior benefício da terapia ocupacional é a restruturação das atividades da vida diária (AVDs) e das atividades da vida pratica (AVPs), geralmente desestabilizados pelo transtorno mental. O atendimento pode envolver os familiares, que necessitam de orientação sobre as novas possibilidades aprendidas pelo paciente.
A Terapia Ocupacional também beneficia pessoas que sofreram traumas físicos, no cérebro ou em outras partes do corpo, servindo para restabelecer a funcionalidade de determinadas estruturas ou preparar o indivíduo para conviver com suas limitações.
O atendimento é individual, realizado em caráter ambulatorial. Nos casos de pacientes com dificuldades de deslocamento, o atendimento pode ser realizado no domicilio, permitindo um mapeamento preciso do contexto ambiental do paciente, as limitações presentes e as possíveis intervenções e adaptações necessárias.
INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS
Durante o tratamento, o terapeuta ocupacional estuda e emprega atividades de trabalho e lazer, levando em considerações as necessidades e características do paciente (idade, sexo, diagnostico, doenças clinicas e psíquicas, limitações motoras e cognitivas), além do contexto sócio-cultural.
As atividades terapêuticas devem contemplar as necessidades dos pacientes, mesclando aspectos lúdicos e terapêuticos, permitindo que diferentes características de sua subjetividade sejam abordadas.
Para pacientes com limitações físicas e/ ou cognitivas importantes, outros recursos são indispensáveis para o seu desenvolvimento: cadeira de rodas, muletas, bengalas, pranchas de comunicação, acionadores, próteses, órteses, adaptações (mobiliário, vestuário, talheres, materiais escolar e de trabalho) e jogos variados (caça palavras, quebra cabeça, jogos de montagem).
SAIBA MAIS SOBRE TERAPIA OCUPACIONAL