A Unifacs – Universidade Salvador – realizou o Simpósio sobre Gestão e Trabalho em Saúde Mental: Público e Privado. A proposta do evento foi promover o diálogo com profissionais da área de saúde mental sobre o trabalho no cuidado com o outro, a partir das diferentes perspectivas da rede pública e particular.
O psicólogo e diretor técnico da Holiste, Ueliton Pereira, falou sobre a importância do trabalho multidisciplinar na Internação Psiquiátrica. Lívia Brandão, terapeuta ocupacional e coordenadora do Holiste Dia, explicou detalhes do tratamento realizado em um Hospital Dia de Saúde Mental.
“Nosso objetivo com o Simpósio foi trazer experiências diferentes que pudessem contribuir para qualificar a nossa reflexão sobre a qualidade na atenção em saúde mental. Os processos de cuidado e acompanhamento dos profissionais da Holiste demonstra que a equipe, as instalações e o projeto de cuidados são de alta qualidade. Foi uma grande oportunidade de conhecer um espaço de acolhimento ao sofrimento mental que dignifica a vida humana”, elogia Rui Diamantino, professor e doutor em psicologia.
A SAÚDE MENTAL EM DISCUSSÃO
O evento reuniu estudantes de psicologia da Unifacs, com o objetivo de fomentar a discussão em torno dos diferentes modelos e opções de tratamento na saúde mental.
“Na saúde mental, não é incomum o pensamento de que uma determinada modalidade de tratamento exclui a outra. Psicoterapia, tratamento medicamentoso, internação, hospital dia ou residência terapêutica são modalidades complementares. A referência na adoção pelo tratamento deve vir da necessidade do paciente. Por isso, o profissional da saúde mental deve ter uma visão mais ampla para tornar sua prática mais completa”, explica o psicólogo Ueliton Pereira.