Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

Socialização e autonomia para pacientes psiquiátricos | Revista B+ Saúde

Holiste Dia oferece tratamento voltado para a reabilitação psicossocial e integração sociofamiliar.  Dr. André Gordilho e Ueliton Pereira falaram para revista B+ Saúde sobre a nova estrutura do Hospital Dia.

Cerca de 700 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de algum transtorno mental, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estre as doenças mais comuns estão a depressão, os transtornos de humor (transtorno bipolar), de ansiedade, de estresse pós-traumático, além da esquizofrenia, psicoses e outras tantas já conhecidas. Com o objetivo de reabilitar pacientes com este perfil, que atravessam o estágio da doença onde a integração sociofamiliar é o maior obstáculo para sua recuperação plena, a Holiste criou o seu serviço de Hospital Dia.

Há quase três anos em Salvador, o Holiste Dia tem se destacado como umespaço terapêutico que disponibiliza diversas ferramentas para promover a recuperação de seus pacientes, priorizando o restabelecimento da sua autoestima, da sua autonomia funcional e das suas atividades sociais cotidianas.

 

MODELO DE TRABALHO

Sua equipe é formada por mais de 15 profissionais, entre psiquiatras, psicólogos, terapeutas, enfermeiros e cuidadores, focados no objetivo de manter cada paciente psiquicamente estabilizado, responsável pelo seu próprio bem-estar e inserido no ambiente familiar e social.

De acordo com Ueliton Pereira, psicólogo e coordenador do Holiste Dia, o diferencial desse espaço está na realização de um trabalho direcionado por um plano terapêutico individualizado, de modo a atender às demandas e necessidades específicas de cada paciente.

“Trabalhamos com grupos e oficinas terapêuticas, mas sem desconsiderar a singularidade do indivíduo”, afirma.

O Holiste Dia conta com diversos ambientes destinados a acolher as diversas atividades terapêuticas desenvolvidas, como musicoterapia, arteterapia, informática, meditação e relaxamento, expressão corporal, beleza e cuidados pessoais. O espaço oferece, ainda, uma varanda planejada para as atividades  de jardinagem e horticultura, bem como uma nova enfermaria e um refeitório com copa planejada para, além de servir as refeições, abrigar as oficinas de culinária.

Segundo o psicólogo, as oficinas e grupos de atividades possibilitam trabalhar a cognição, a interação social, os sentimentos, o compartilhamento de experiências e vivências pessoais, o que irá propiciar a aquisição e o desenvolvimento de novas habilidades para superar barreiras individuais, ressignificando suas questões e promovendo a mudança de hábitos. Toda a estrutura foi planejada para atender pacientes com dificuldades de locomoção, contando com elevador e banheiros adaptados.

 

FAMÍLIA PRESENTE

“A reinserção social e familiar é parte fundamental do tratamento”, afirma André Gordilho,  siquiatra e médico responsável do Holiste Dia. O médico explica que a família é acolhida, atualizada e orientada a lidar com seu ente que está em tratamento, com o intuito de ajudar a reconstruir os laços fragilizados pela patologia.

Os pacientes e as famílias passam por uma espécie de triagem antes de frequentar o hospital dia, na qual se determinará o plano terapêutico ideal para cada caso, estabelecendo a frequência e as atividades envolvidas no tratamento. É importante lembrar que nem todo paciente tem indicação para o tratamento em hospital dia.

São eles: pacientes mais agitados, que estejam agressivos ou psicóticos, oferecendo risco a eles próprios ou a terceiro necessitam, via de regra, serem encaminhados ao serviço de internação integral.

“Os pacientes encaminhados ao Holiste Dia são aqueles que ainda necessitam de algum suporte e vínculo institucional. Nossa missão é prepará-los para que possam se tornar pessoas ativas e produtivas, capazes de cuidar de si mesmas, com ganhos em sua própria qualidade de vida e dos que estão ao seu redor”, conclui André Gordilho.