Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

Transtornos de ansiedade e estresse

ansiedade e estresse: palestra de Cláudio Melo.

Muitas vezes associados à atividade laboral, os transtornos de ansiedade e estresse atingem milhares de pessoas no mundo todo.

Transtornos fóbicos, de ansiedade, de adaptação, transtornos obsessivos compulsivos, reação aguda ao estresse ou mesmo o estresse pós-traumático, podem ter no trabalho a sua fonte desencadeadora.

Para cuidar do tema a SIPAT 2014 da Igreja Universal do Reino de Deus convidou o Sr. Cláudio Melo, psicólogo do Espaço Holos, para palestrar sobre o tema. Cláudio alertou para as diferentes formas de como o estresse pode se manifestar na vida profissional: “Existem muitas formas de estresse e outras diversas de como ele é desencadeado ou manifestado. Um exemplo bastante comum são os transtornos de adaptação ou de estresse pós-traumático. Nos dois casos, algum evento que foge da normalidade esperada pelo indivíduo atua como fator desencadeador, colocando em conflito a realidade idealizada pelo indivíduo (sua realidade psíquica) com os eventos do mundo real. Basicamente é quando alguma coisa se distancia muito do que é esperado, pode ser desde a chegada de um novo chefe a um evento catastrófico. Durante muito tempo atendi carteiros que foram assaltados em serviço; aqueles que já esperavam por isso poucas vezes desenvolviam algum trauma, já os que foram “pegos de surpresa” sofreram mais com o evento, pois o choque entre o mundo psíquico (idealizado) e o mundo real foi maior”.

Para o psicólogo, esse choque de realidades é o que causa o trauma

Muitas vezes estes profissionais não conseguem voltar a exercer suas funções sem a ajuda de um profissional, e é neste ponto que o apoio da empresa é fundamental na recuperação do indivíduo: “Muitas empresas pensam que o profissional está fazendo corpo mole, que o problema não passa de frescura ou desculpa para não produzir. Empresas grandes, com setores de RH mais robustos, que possuem em seu quadro um psicólogo para cuidar destes casos, geralmente conseguem reabilitar estes funcionários e reposicioná-los em suas funções, a um custo muito menor do que a contratação de um novo colaborador, tempo de treinamento e adequação à cultura organizacional”.