Agende sua Consulta

Estrutura

Para melhor atender as necessidades de cada paciente, a Holiste possui cinco modalidades de atendimento: internação psiquiátrica, tratamento ambulatorial, hospital dia, residência terapêutica e atendimentos domiciliares. Cada uma delas atende a indicações específicas, se complementando tecnicamente e formando uma estrutura completa de tratamento em saúde mental.

A estrutura da Holiste foi concebida para acolher os pacientes em um ambiente confortável e seguro, onde se valoriza as relações pessoais, a vivência institucional, o conhecimento e a responsabilização do indivíduo sobre sua saúde mental.

Dr. Luis Fernando Pedroso, psiquiatra

Na psiquiatria moderna, é preciso reconhecer que as técnicas farmacológicas e das neurociências se somam às diversas abordagens psicoterápicas e sociais. O trabalho da Holiste deixa claro que as internações, os ambulatórios e os hospitais dia não são ideologicamente excludentes; ao contrário, são recursos terapêuticos importantes que se complementam tecnicamente, cada qual cumprindo seu papel na recuperação do paciente. O paciente psiquiátrico precisa de uma abordagem multidisciplinar. Por isso, trabalhamos em equipe, com profissionais de diversas áreas integrando seus conhecimentos em prol do doente. E o compromisso com ele deve ser maior que o compromisso com ideologias ou teorias.

Dr. Luiz Fernando Pedroso

Diretor Clínico

Consultas e Tratamentos Ambulatoriais

A grande maioria dos pacientes psiquiátricos apresenta um transtorno mental de grau leve ou moderado. Nesses casos, o tratamento ambulatorial é suficiente para conter o avanço da doença e permitir que o indivíduo leve uma vida normal.

Oferecemos uma grande variedade de consultas e tratamentos ambulatoriais, da assistência psiquiátrica completa, que inclui as terapias de neuroestimulação, às psicoterapias.

Nossa estrutura conta com consultórios projetados para estimular o diálogo e o acolhimento. A Holiste possui, ainda, uma área ambientada especialmente para o atendimento do público infantojuvenil, com mobiliário e ferramentas lúdicas que facilitam a abordagem de crianças e adolescentes.

CONHEÇA NOSSO SERVIÇO DE CONSULTAS E TRATAMENTOS AMBULATORIAIS

Internação Psiquiátrica

Nos episódios de crise, onde se manifestam os sintomas graves da doença, a internação psiquiátrica é uma ferramenta imprescindível para o manejo do paciente.

Trabalhamos com um modelo de internação breve, focada na recuperação funcional do indivíduo. Nosso objetivo é acolher, proteger, conter e trabalhar limites, no intuito de integrar a pessoa, e não de segregá-la.

Possuímos a mais moderna e completa internação psiquiátrica do Norte-Nordeste. Oferecemos uma estrutura hospitalar de semi-UTI psiquiátrica com alto padrão de hotelaria, apartamentos individuais (com ar-condicionado e TV a cabo), refeições supervisionadas por nutricionista, amplas áreas verdes, espaços de convivência (jardins, piscina, academia, hidromassagem, sauna, etc.) e salas de atividades terapêuticas.

Nossa equipe multidisciplinar promove diversas atividades terapêuticas, dentre elas: terapia ocupacional, musicoterapia, arteterapia, fisioterapia, atividades físicas, encontros de orientação terapêutica e familiar, além de grupos específicos para tratamento da dependência química e do transtorno bipolar de humor.

Hospital Dia

Algumas pessoas apresentam dificuldades de socialização decorrentes dos transtornos mentais, seja após um longo período de internação ou por qualquer outro motivo que tenha provocado seu distanciamento sociofamiliar. Nestes casos, o tratamento em hospital dia é o mais indicado para restabelecer essas conexões e promover a ressocialização do paciente.

Não se trata de um trabalho alternativo, mas complementar ao ambulatório e à internação. Nesse espaço, o paciente permanece na clínica durante o dia e regressa ao convívio familiar à noite, ou atende às atividades em meio período: manhã ou tarde. A frequência também é variável, podendo ser diária ou somente de alguns dias por semana.

O paciente participa de oficinas terapêuticas e atividades de convívio realizadas por nossa equipe de psicólogos, terapeutas ocupacionais, arteterapeutas, musicoterapeutas, educadores físicos, nutricionista e enfermeiras. Cada paciente recebe um plano terapêutico personalizado de acordo com suas necessidades, contando com assistência médica e psicológica, além de receber suas medicações.

As famílias também são assistidas através de grupos terapêuticos específicos, uma vez que sua inclusão no processo terapêutico é fundamental para o sucesso

Residência Terapêutica

Quando não tratados, diagnosticados tardiamente ou de maneira equivocada, os transtornos mentais possuem grande chance de se tornarem doenças crônicas. Nesse estágio, as medicações e as psicoterapias apresentam uma eficácia limitada, e o paciente já não consegue usufruir de uma autonomia plena.

A proposta do trabalho da Residência Terapêutica  possibilita que o paciente crônico volte a ter um papel mais ativo em sua própria vida, assumindo o protagonismo de sua história, alcançando dimensões mais amplas que o permitam suprir suas necessidades reais, melhorando seu relacionamento com a sociedade e com sua família.