Realizamos o Teste Farmacogenético do laboratório GnTech.
O procedimento ajuda a identificar qual seria o tratamento medicamentoso mais adequado para cada paciente, de acordo com as características genéticas e especificidades do indivíduo. O resultado prevê, entre outras coisas, se o medicamento prescrito pode causar reações adversas, além da dosagem mais adequada.
Este é um recurso da chamada “medicina personalizada”, que implica em conhecer características genéticas que influenciam a maneira pela qual cada pessoa reage aos medicamentos.
O exame GnTech – Sistema Nervoso Central é dirigido às pessoas com diagnóstico de depressão, TDAH, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico, transtorno de estresse pós-traumático e esquizofrenia.
A coleta do material é realizada na própria Holiste (Pituaçu), em um rápido procedimento ambulatorial e enviado para o laboratório central.
SAIBA MAIS: MEDICINA PERSONALIZADA NA PSIQUIATRIA | TESTE GENÉTICO AJUDA NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO
Veja ao vídeo do teste farmacogenético da GnTech
INDICAÇÃO
- Pacientes que não respondem aos tratamentos ou apresentam efeitos colaterais intensos
- Pessoas que fazem uso de vários outros remédios (evitando associações medicamentosas não desejadas)
COMO É FEITO O TESTE
- Amostra de saliva é coletada na Holiste (Atenção: Não consuma alimentos, água, café, cigarro, chiclete, nem escove os dentes 30 minutos antes da coleta);
- O material é enviado para o laboratório, onde é submetido ao sequenciamento genético. São analisados 95 medicamentos e 32 genes individuais;
- O laudo ficará disponível no site do laboratório em 30 dias.
O resultado desta análise aponta quais medicamentos seriam potencialmente melhor indicados para cada pessoa, assim como quais medicações deveriam ter suas doses alteradas ou administradas com mais atenção.
SOBRE A FARMACOGENÉTICA
Algumas diferenças genéticas também podem afetar a forma que o indivíduo metaboliza o medicamento, sua resposta biológica, tanto em relação a sua eficácia quanto em relação a ocorrência de efeitos colaterais. O campo da farmacogenômica explica como indivíduos respondem diferentemente a certas medicações, devido a variações em suas características genéticas.
A adoção do teste farmacogenético pode contribuir para diminuir tanto o impacto do tratamento na ida do paciente quanto seus custos. Ele ajuda o médico a selecionar a melhor estratégia terapêutica para cada paciente de forma personalizada, reduzindo a possibilidade de reações adversas e trazendo um aumente de confiabilidade na escolha do tratamento.
GNTECH
Fundado em 2012, na cidade de Florianópolis/SC, o GnTech é um laboratório de genética e bioinformática que realiza exames de alta qualidade e precisão, provenientes do sequenciamento do genoma humano, com o propósito de aumentar a qualidade de vida das pessoas e tornar os tratamentos médicos mais eficientes.