O que é a Consulta Psiquiátrica?
A consulta psiquiátrica é um ato médico que consiste na realização de um diagnóstico e na efetivação do tratamento, envolvendo ações simultâneas de natureza clínica e psicológica, com prescrição de medicamentos, manejo de comportamento e intervenções psicossociais.
A Psiquiatria é a especialidade médica que diagnostica e trata os transtornos do pensamento, do afeto, da personalidade, e do comportamento. O objetivo do médico psiquiatra é promover a saúde física, mental e psicossocial do seu paciente, identificando as disfunções, sejam elas orgânicas ou psíquicas, e oferecendo o tratamento mais indicado.
Como é uma consulta psiquiátrica?
Esta é uma dúvida frequente, pois é comum a confusão entre o atendimento psiquiátrico e o atendimento psicoterápico. Por isso, cabe esclarecer algumas particularidades da consulta psiquiátrica.
Em primeiro lugar, psiquiatria é uma especialidade médica, ou seja: a consulta psiquiátrica tem muitos aspectos em comum com a consulta médica em geral. Assim como qualquer consulta médica, a consulta psiquiátrica consiste em identificar o problema, esclarecer dúvidas, orientar o paciente, diagnosticar o transtorno, propor um plano de tratamento e realizar o acompanhamento durante todo esse processo.
Entretanto, devido às características subjetivas dos sintomas psiquiátricos, a consulta em psiquiatria necessita de mais tempo, dedicação e personalização.
Posso ir à consulta acompanhado?
Acompanhantes são bem-vindos, especialmente se puderem contribuir com informações que auxiliem na investigação clínica. Não existe uma regra, mas, geralmente, é o próprio paciente quem define se irá consultar-se acompanhado ou não. Alguma vezes, porém, a doença pode comprometer seu juízo crítico e de realidade, e, consequentemente, sua capacidade de fazer escolhas e tomar decisões. Nesses casos, é imperioso que família assuma o comando e participe do tratamento.
Como é o tratamento?
As indicações terapêuticas variam de acordo com as características de cada caso. O tratamento psiquiátrico envolve o uso de medicamentos, a psicoterapia e as orientações sobre comportamento e estilo de vida.
Os medicamentos utilizados agem no sistema nervoso central, corrigindo desequilíbrios nos neurotransmissores. A psicoterapia e a psicoeducação podem ser realizadas pelo psiquiatra ou por diferentes profissionais (psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psicopedagogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, educadores físicos, etc.). Quanto mais integrada a comunicação entre os profissionais, melhor para o paciente.
Em geral, a decisão terapêutica é tomada em comum acordo entre o psiquiatra e o paciente. Quando necessário, a família também poderá ser incluída no processo de decisão.
Vale ressaltar que os transtornos psiquiátricos são doenças como quaisquer outras, sendo passíveis de tratamento. Não tenha medo ou vergonha de expor aquilo que o incomoda, o psiquiatra não irá julgá-lo pelo que você diz ou sente. A função do médico psiquiatra é simplesmente ajudá-lo. Portanto, aproveite esta oportunidade durante o momento da consulta.
Temos uma grande equipe de médicos psiquiátricas, agende sua consulta através da nossa central de marcação: 0800 000 3611.