Nomeado de ATIVAMENTE, o Programa de Estimulação Cognitiva da Holiste dedica-se a melhorar o desempenho cognitivo do indivíduo, facilitando a realização de atividades do seu dia-a-dia, o gerenciamento de sua saúde e potencializando a qualidade de vida dos seus participantes.
O programa é voltado principalmente para idosos, mas é indicado, também, para pessoas que apresentam declínio em suas funções cognitivas.
“A estimulação cognitiva atua diretamente nos mecanismos ligados à plasticidade cerebral (processo adaptativo do cérebro). Nas sessões, utilizamos exercícios e atividades terapêuticas que buscam preservar ou melhorar o desempenho de domínios como: memória, atenção, raciocínio, funções executivas, entre outros”.
Michelle Campos, Coordenadora do Programa de Estimulação Cognitiva da Holiste
REABILITAÇÃO E ESTIMULAÇÃO COGNITIVA
A qualidade de vida e a autonomia do sujeito estão diretamente ligadas ao bom funcionamento de suas habilidades cognitivas, as quais devem ser estimuladas durante toda a vida, com o intuito de prevenir possíveis perdas significativas:
- Memória (capacidade de reter e evocar informações)
- Linguagem (capacidade de manipular símbolos na produção e compreensão da comunicação)
- Atenção (capacidade de selecionar e priorizar informações)
- Praxias (capacidade de executar movimentos)
- Gnosias (capacidades perceptivas)
- Funções executivas (capacidade de planejar, iniciar, controlar e desempenhar comportamento dirigidos a um objetivo).
Além do envelhecimento, algumas doenças clínicas, transtornos mentais e outros eventos traumáticos podem provocar alterações consideráveis nas funções cerebrais, ocasionando o que chamamos de declínio cognitivo.
A sistematização e aplicação de técnicas específicas estimulam a cognição, promovem a saúde do paciente, bem como contribuem para sua autonomia e restabelecimento de seus laços sociais.
ENVELHECIMENTO E COGNIÇÃO
O envelhecimento é um processo natural que traz inúmeras consequências, afetando diretamente a qualidade de vida, a manutenção da capacidade funcional, a motivação e a autoestima da pessoa. Nesse contexto, a Estimulação Cognitiva é uma importante ferramenta de cuidado na terceira idade.
O envelhecimento pode desencadear alterações na memória, atenção e raciocínio, dificultando que o idoso gerencie sua própria vida, em especial nas tarefas que demandam atenção, coordenação, rapidez ou precisão.
Estudos mostram que o declínio cognitivo, nesse público, pode ser desacelerado, compensado e prevenido.
SAIBA MAIS SOBRE O NÚCLEO DA TERCEIRA IDADE DA HOLISTE E ESTIMULAÇÃO COGNITIVA NO TRATAMENTO DO IDOSO
TRANSTORNOS MENTAIS E PERDA COGNITIVA
Alguns transtornos mentais podem interferir diretamente a capacidade intelectual do indivíduo. Não é incomum que pacientes com esquizofrenia, transtorno bipolar ou depressão, apresentem dificuldade de concentração, leitura, escrita, orientação de tempo e espaço ou perda de memória.
Em alguns casos, os problemas cognitivos podem contribuir para agravar o quadro psiquiátrico, ou podem permanecer evidentes mesmo quando os outros sintomas estão controlados.
“O transtorno mental não afeta todas as pessoas da mesma maneira. Porém, percebemos que a manutenção da memória, fala, raciocínio e atenção contribuem para o controle das crises e adesão ao tratamento psiquiátrico. Terapias psicocomportamentais, como a Estimulação Cognitiva, são grandes aliadas do tratamento medicamentoso e da neuroestimulação”.
Dr. André Gordilho, psiquiatra
Alguns exemplos de perdas cognitivas percebidas em pacientes com transtornos mentais:
- Dificuldade em manter atenção;
- Dificuldade em processar, recordar, e responder informação;
- Dificuldade em pensar de forma crítica, planejar, organizar e resolver problemas;
- Dificuldade para iniciar um discurso.
ESTRUTURA DO PROGRAMA
O programa Ativamente é modelado de forma personalizada, adequando-se às necessidades de cada paciente.
- Inicialmente, a demanda do paciente é analisada através de testes de avaliação variados, entrevistas com o paciente e sua família;
- Na segunda etapa, construímos um planejamento individual, com estratégias e intervenções orientadas pelas metas e objetivos a serem alcançados;
- Os exercícios são subdivididos de acordo com as áreas a serem trabalhadas, sendo aplicados e supervisionados por profissionais especializados;
- O programa tem duração mínima de quatro meses (sessões de duas a três vezes por semana, dependendo do caso, com duração de uma hora cada);
- Ao final de cada ciclo, realizamos uma reavaliação do paciente e a análise dos resultados alcançados; caso necessário, será feito um replanejamento e redirecionamento do paciente no programa.
O programa é realizado em nível ambulatorial, domiciliar ou durante a internação psiquiátrica na Holiste.
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
O Programa Ativamente possui uma equipe multidisciplinar especializada em Saúde Mental, o que permite uma abordagem mais ampla, tendo como referência as necessidades do paciente. A equipe é formada por:
Michelle Campos – Terapeuta Ocupacional e Coordenadora do Programa
Nadja Pinho – Musicoterapeuta e Psicopedagoga
Narajane Oliveira – Arteterapeuta
Renata Sanjuan – Psicóloga