Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

Terceira Idade

A Holiste oferece um espaço de internação psiquiátrica desenvolvido especialmente para o tratamento da pacientes psiquiátricos idosos.

Além  disso, conta com um Núcleo da Terceira Idade, composto por uma equipe multidisciplinar especializada no cuidado desse público.

O processo de envelhecimento, embora difícil para alguns, é algo que acontece naturalmente, trazendo algumas mudanças. Dessa forma, diversos transtornos mentais de intensidade leve à moderada, que até então não haviam sido detectados, podem se agravar.

A Internação Psiquiátrica é recomendada para alguns casos mais graves, nos quais é preciso realizar um cuidado e observação mais intensivos. Porém, é necessário levar em consideração as necessidades e as limitações específicas do idoso.

 

“Na medida em que aumenta a expectativa de vida e o número de idosos no Brasil, aumenta também os desafios de lidar com os transtornos mentais na terceira idade”.
Ueliton Pereira – Diretor Técnico da Holiste

 

Uma Estrutura Planejada para as necessidades da Terceira Idade

A Holiste conta com a mais moderna estrutura de internação psiquiátrica do Norte-Nordeste, oferecendo um espaço exclusivo e planejado para lidar com as necessidades específicas de pacientes idosos com transtornos mentais.

  • Apartamentos com acomodações adaptadas para idosos
  • Climatizados, com TV a cabo e banheiros adaptados
  • Atividades físicas orientadas por educador físico e fisioterapeuta
  • Academia, Quadra Poliesportiva, Hidroginástica
  • Refeições supervisionadas por nutricionista Espaços de convivência e áreas verdes
  • Sala de estar, salão de beleza e praças ao ar livre
  • Salas e atividades terapêuticas pensadas especificamente para o público idoso
  • Musicoterapia, Arteterapia e Terapia Ocupacional

 

Projeto Terapêutico Individualizado e Equipe Multidisciplinar

Todo tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por psiquiatras, psicólogos, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, arteterapeuta, educador físico, fisioterapeuta, nutricionista e enfermeiros. Além de especialistas em saúde mental, os profissionais possuem grande experiência no cuidado de idosos.

A equipe avalia o paciente e traça um plano terapêutico individualizado, baseado em suas necessidades. O plano inclui, além do acompanhamento psiquiátrico e medicamentoso, uma rotina composta por diversas atividades terapêuticas, todas com objetivos e propósitos bem definidos.

Essas atividades fazem parte de uma estratégia de intervenção que visa a diminuição dos sintomas, aumento da autonomia e da capacidade funcional. Atividades lúdicas, expressivas, que utilizam a arte, música, dança, leitura, desenho e pintura para estimular a cognição dos pacientes, são alguns exemplos das atividades realizadas.

 

Estímulo à Convivência e ao Diálogo

Atividades externas também fazem parte do tratamento. Idas a cinemas, teatros, museus, restaurantes, feiras de artesanato, shoppings, clubes, entre outros lugares, estimulam o paciente idoso a lidar com suas dificuldades, estreitar laços com o mundo externo, resgatar memórias e exercer sua cidadania, ressignificando essa fase da vida e criando novas perspectivas.

“A equipe desenvolve um trabalho voltado para o estabelecimento de um vínculo de confiança com o paciente, e para intervenções que proporcionem ao idoso uma maior autonomia, a m de que ele possa conviver e se desenvolver como sujeito criativo no seu meio social, apesar dos seus limites e dificuldades.”

Michelle Campos – Terapeuta Ocupacional e Coordenadora do Núcleo de Terceira Idade da Holiste