Não importa qual seja seu objetivo, quanto mais expectativas você atribui para além do resultado direto da atividade, sua chance em fracassar ou se frustrar será maior. Quem aponta para esta realidade é a Academia Militar dos Estados Unidos de West Point.
Segundo um estudo realizado pela instituição, se alguém ambiciona perder peso com a finalidade de se tornar popular terá mais chances de fracassar do que alguém que tem como objetivo apenas ser magro.
Os especialistas explicam este fenômeno dividindo a motivação em duas categorias: interna e externa. A motivação interna é aquela que leva o indivíduo a atingir um objetivo por si mesmo; já a motivação externa não está diretamente relacionada à própria meta.
Avaliando as motivações dos cadetes que ingressaram na Academia de West Point nos últimos duzentos anos, comprovou-se que aqueles que tinham motivações internas fortes conseguiram 20% a mais de sucesso do que a média, enquanto aqueles que eram motivados por fatores externos amargavam um desempenho abaixo da média.