Blog / Minuto Holiste

Dependência Química, com o psiquiatra Luiz Guimarães | Minuto Holiste

Minuto Holiste 31/12/2018

Pesquisas apontam que, aproximadamente, 6% da população brasileira é dependente química.

A dependência Química é um transtorno mental que pertence à família das compulsões. Nesse caso, o comportamento compulsivo está relacionado ao uso e abuso de uma ou várias substâncias químicas, chegando ao ponto de fugir do controle do usuário.

As substâncias mais comuns nos casos de dependência são o álcool, o cigarro, a maconha, a cocaína, o crack, drogas sintéticas, como LSD e Ecstasy, além dos psicofarmácos.

O tratamento da Dependência Química consiste em tratar a compulsão que desencadeia o comportamento dependente, através do uso de medicações e da psicoterapia.  Nos casos mais graves, a internação psiquiátrica é fundamental para promover a reabilitação e preservar a saúde do paciente.

MINUTO HOLISTE | PODCAST

Estima-se que os Transtornos Mentais afetem cerca de 25% da população mundial, eles estão entre as doenças que mais afastam trabalhadores em todo mundo.

O Minuto Holiste é uma série sobre Saúde Mental, onde nossa equipe de psiquiatras fala sobre as características e tratamentos que envolvem as doenças mentais, buscando desmistificar tabus e preconceitos sobre o assunto, além de estimular a busca por ajuda profissional.

A série é veiculada em rádios na Bahia e Sergipe, mas pode ser acompanhada também no Soundcloud, no Spotify e no Itunes.

 

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar