Todo mundo conhece alguém mal-humorado. Mas, como saber quando o mau humor é uma doença?
Muitas pessoas são reconhecidas pelo seu mau humor crônico: vivem irritadas com tudo e com todos, deixam de aproveitar bons momentos da vida, e são apontadas por parentes e amigos como sendo rabugentas e desagradáveis. Algumas vezes isto pode ser apenas um traço da personalidade do indivíduo; noutras, a pessoa pode estar enfrentando um transtorno mental conhecido como Distimia. Como saber quando o mau humor é uma doença? Para esclarecer dúvidas sobre o tema, Dr. André Gordilho, psiquiatra da Holiste, compareceu ao programa Metrópole Saúde, da Rádio Metrópole de Salvador.
Toda pessoa mal-humorada tem Distimia?
Antes que todos pensem que conhecem alguém que sofre deste transtorno, Dr. Gordilho esclarece um ponto fundamental: “Nem todo mal-humorado, necessariamente, é distímico. A Distimia é um transtorno de humor, um tipo de depressão leve e crônica que se arrasta há pelo menos dois anos, onde o mau-humor, a irritabilidade e a disforia são os principais sintomas”.
Como identificar um quadro de Distimia?
Como qualquer transtorno psiquiátrico, apenas um profissional capacitado é capaz de diagnosticar um caso. Contudo, é importante estar alerta para os sinais da doença, para que a ajuda profissional possa ser indicada.
Se nem todo mau-humor pode ser caracterizado como uma Distimia, como identificar a doença? O especialista comenta: ”Como foi explicado, a Distimia é um tipo de depressão leve. Portanto, os sintomas apresentados são os mesmos de uma depressão moderada: irritabilidade, mau-humor, tristeza, disforia (angústia, melancolia, pessimismo), anedonia (que é incapacidade de sentir prazer), diminuição ou aumento brusco da libido ou do apetite, perda da vitalidade, enfim, é um conjunto de sinais e sintomas que tem um tempo mínimo de duração de duas semanas de persistência”.
Também não devemos confundir a tristeza momentânea, pontual, com depressão: “É importante não confundir depressão sintoma com depressão doença. Às vezes a gente fala assim “Hoje eu acordei deprimido”, e ai as pessoas utilizam o termo depressão como sinônimo de tristeza, e não é isso. A tristeza pode ser um dos sintomas da doença depressão”.
Como tratar a Distimia?
O principal passo é procurar ajuda especializada: “Tem que encarar o problema, e não mascarar ele. Existe um estudo que mostra que desde o começo da doença até o momento em que a pessoa vai pedir ajuda existe um gap de anos, de muito sofrimento e, inclusive, de recrudescimento da doença”.
O tratamento é o mesmo de uma depressão, passando pela administração de medicamentos, acompanhamento psicoterápico e, em momentos de crises, uma internação psiquiátrica poderá ser necessária. Atividades físicas, terapias ocupacionais e outras atividades terapêuticas também podem auxiliar o tratamento.
Confira a entrevista completa: