No dia 17 de junho, a equipe do Holos Dia realizou uma nova atividade terapêutica de vivência com os seus pacientes, sobre o plano de fundo das Festas Juninas.
Desta vez foi realizado um passeio para o Hotel Fazenda Mirage, localizado no município de Amélia Rodrigues – BA, no intuito de compor uma atmosfera interiorana à atividade, algo muito próprio dos festejos juninos.
Imersão na atmosfera junina
A estrutura do hotel fazenda foi um diferencial da atividade, recriando a sensação de estar no interior, em meio a muito verde, lagos, cavalos, galinhas, o que proporciona aos pacientes uma mudança de ares, ao mesmo tempo em que resgata as memórias de festas de São João passadas. Este tipo de experiência permite que algumas memórias afetivas surjam da subjetividade de cada indivíduo, possibilitando a abordagem terapêutica de temas que permaneciam submersos em sua mente ou simplesmente promovendo um momento de catarse, como explica o psicólogo Ueliton Pereira, Coordenador do Holos Dia: “A realização deste tipo de atividade terapêutica, onde você traz o paciente para um espaço lúdico, em um momento de lazer e confraternização que o inclui no contexto dos festejos juninos, proporciona inúmeros benefícios ao mesmo. Vivenciar a atmosfera interiorana, longe dos problemas do cotidiano da cidade, participando de atividades relacionadas à festa de São João faz com que o indivíduo regresse a momentos vividos em anos passados, tristes ou alegres, permitindo a abordagem de alguma questão latente e viabilizando a reconstrução de vínculos com o que acontece na sociedade à sua volta, contribuindo para a sua socialização”.
Atividades Terapêuticas
Além da mudança de ambiente, atividades terapêuticas diversas foram desenvolvidas para este momento, sempre com o São Joãos como plano de fundo. Os trabalhos começaram dias antes: nas sessões de musicoterapia foram trabalhadas as músicas tradicionais da festa (forrós, xótes, baiões); nas oficinas de terapia ocupacional foram confeccionados materiais com a temática das festas de junho. No dia do passeio, os pacientes vestiram-se com roupas juninas, dançaram forró, tomaram banho de piscina, andaram de charrete e saborearam as comidas típicas da festa, fechando uma atmosfera de total envolvimento do paciente com a atividade proposta e aumentando sua adesão ao tratamento. Para Itatiara Xavier, terapeuta ocupacional do Holos Dia, isto só é possível através da estrutura multidisciplinar do tratamento oferecido: “Não se trata apenas de comemorar o São João ou realizar um passeio à fazenda, mas sim de uma proposta terapêutica onde aspectos diferentes do indivíduo estão sendo trabalhados em prol do seu tratamento, mas de um modo leve e lúdico. Esta interdisciplinaridade proposta no tratamento do Holos Dia é fundamental para que a recuperação do paciente aconteça da forma mais natural possível, reduzindo o seu tempo de internação e potencializando a sua reabilitação.” – conclui.
Holos Dia
Voltado para pacientes com dificuldades de adaptação sócio familiar, o Hospital Dia realiza um trabalho multidisciplinar que inclui acompanhamento médico e psicoterápico, atividades de convívio e oficinas terapêuticas realizadas por uma equipe especializada em saúde mental (terapeuta ocupacional, arteterapeuta, musicoterapeuta, educador físico, nutricionista e enfermeira).