Réquiem para um sonho
Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, é viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o “Tappy Tibbons Show”, que é transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento.
Meu nome não é Johnny
A história de João Guilherme Estrella (Selton Mello) nasceu em uma família de classe média do Rio de Janeiro. Filho de um diretor do extinto Banco Nacional, ele cresceu no Jardim Botânico e frequentou os melhores colégios, tendo amigos entre as famílias mais influentes da cidade. Carismático e popular, João viveu intensamente os anos 80 e 90. Neste período ele conheceu o universo das drogas, mesmo sem jamais pisar numa favela. Logo tornou-se o maior vendedor de drogas do Rio de Janeiro, sendo preso em 1995. A partir de então passou a frequentar o cotidiano do sistema carcerário brasileiro.
Diário de um adolescente
Nos anos 70, o jovem Jim Carroll (DiCaprio) mostra grande talento tanto no basquete quanto nos poemas que anota num surrado caderninho, transformando em poemas o duro cotidiano das ruas. Junta-se a grupo que toma drogas para render melhor nas quadras de basquete e acaba viciado, às voltas com a lei e com o corpo docente de rígida escola católica.
Trainspotting
Quatro jovens amigos, sem perspectivas e viciados em heroína, vivendo a vida a margem enquanto lutam para sustentar seu vício.Trainspotting aborda o “vazio existencial” de jovens vivendo numa sociedade de consumo; as dificuldades de deixar o uso (abstinência), e a imersão cada vez mais profunda nas consequências desse estilo de vida.
Farrapo Humano
Don Birnham (Ray Milland) é um alcoólico que conta com a ajuda de sua namorada e de seu irmão para parar de beber. Os três planejam uma viagem no fim-de-semana. Antes da viagem, porém, sozinho em casa mas sem dinheiro, Don terá que se humilhar nas sarjetas para conseguir sustentar o seu vício. Vencedor do Oscar de Melhor Filme.
Coração Louco
Bad Blake (Jeff Bridges) é um famoso cantor e compositor de música country. Mas como beberrão inveterado e fumante contumaz sua vida se resume aos pequenos shows baratos que realiza em cidades do interior para um público que ainda o reconhece. Apesar de seu agente insistir para que ele reate com seu antigo pupilo – e atual astro – Tommy Sweet (Colin Farrell), Blake não abre mão de suas convicções e recusa o “favor”. Mas o cabeça dura conhece Jean Craddock (Maggie Gyllenhaal), jornalista novata por quem se apaixona durante uma entrevista e mãe solteira do pequeno Buddy (Jack Nation), e mergulha de cabeça na relação, assumindo os riscos que esse amor pode trazer.
O Valor da Vida
Para Bill Wilson a vida era perfeita com uma mulher que o amava e uma promissora carreira. Mas com o impacto da grande depressão de 1930, sua vida desmorona em fracassos e sua mulher passa a testemunhar a lenta degradação profissional e moral do marido, que durante anos de entrega, cada vez mais, se entregava à dependência do álcool. Após várias tentativas para vencer sua dependência, um encontro com o Dr. Bob transformaria sua vida. Bill decide que é hora de travar sua própria batalha. Funda então, os Alcoólicos Anônimos. Uma instituição que alcançou o sucesso e se tornou a última esperança na vida de pessoas de todo o mundo. Uma história real. Uma luta vencida.
A Sombra de um Homem
Tom Van Allen (Val Kilmer) é conhecido como Danny Parker e se faz passar por um traficante de drogas, que se tornou informante de dois policiais, Gus Morgan (Doug Hutchinson) e Al Garcetti (Anthony LaPaglia), que agem disfarçados. Mas Tom é um trompetista e quase nada do que diz ou faz é verdade. A razão disto é para se vingar, mesmo que morra tentando, e esta hipótese não está longe de ser descartada.
Vinícius de Moraes
Vinicius de Moraes, o sublime poeta do cotidiano, autor de 400 poesias e 400 letras de músicas, está de volta em filme dirigido por Miguel Faria Jr. e produzido por Susana de Moraes. Para celebrar a vida e a obra de um criador multifacetado – autor teatral, poeta, parceiro dos nomes mais importantes da MPB e, acima de tudo, um iluminado personagem da história cultural do país – o diretor Miguel Faria Jr. reuniu um incomparável elenco de parceiros, intérpretes, amigos e raras imagens de arquivo que relembram a genial simplicidade de Vinicius com a espontaneidade, humor e liberdade de quem conversa em uma mesa de bar, exatamente como gostaria o eterno Vinicius. O fiilme também mostra o alcoolismo de Vinicius, sempre com um copo de uísque na mão.
Onde os fracos não tem vez
Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso. Logo Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico sem senso de humor e piedade é enviado em seu encalço. Porém para alcançar Moss ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones).
Eu, Christiane F.
Aos 12 anos ela fumou maconha. Aos 13 usou heroína. Aos 14 se prostituia nas ruas. Um retrato cruel e amargo de uma geração que tem no uso de drogas a sua opção de fuga e sobrevivência. Tendo de se prostituir na adolescência para sustentar seus vícios, Christiane entra numa roda de degradação e desespero e chega ao fundo do poço sem conseguir achar saída para seus problemas existenciais e a realidade que a cerca.
O destino de uma vida
Uma jovem afro-americana viciada em crack (Halle Berry) esquece acidentalmente seu filho num local próximo a um lixeiro. Na manhã seguinte, ela entra em desespero ao perceber a situação, porém é tarde demais: o bebê está sob cuidados da justiça e logo é adotado por uma assistente social branca e bem sucedida financeiramente (Jessica Lange). Anos mais tarde, entretanto, a verdadeira mãe consegue se livrar das drogas e resolve ir ao tribunal para reaver a guardar da criança. Drama do mesmo diretor de “Waterland”, Stephen Gyllenhaal.
O homem duplo
Usando técnicas de animação como as de “Waking Life”, este é o novo projeto do mesmo diretor, Richard Linklater. Situado em um mundo futurista, no qual os EUA definitivamente perdeu a guerra contra as drogas, um policial disfarçado (voz de Keanu Reeves) é um dos muitos agentes viciados na popular droga Substância D que, dentre muitas outras coisas, causa dupla personalidade nos usuários. Assim, Fred também desenvolve a personalidade de Bob, um notório traficante de drogas. Resta saber o que pode acontecer quando Fred resolve capturar Bob.
Segredos e Mentiras
Uma bem sucedida jornalista ganha programa próprio na TV, mas sua vida particular é marcada por um casamento fracassado com um compulsivo sexual.Mostra o drama da co-dependência afetiva com seu processo de negação, negociação, raiva, depressão, fundo de poço e busca por recuperação num grupo de auto-ajuda, baseado nos moldes de A/A – Alcoólicos Anônimos.
28 dias
Gwen Cummings (Sandra Bullock) é uma jornalista de sucesso em Nova York, presença freqüente nas festas, que adora uma badalação! O problema é que ela nunca sabe quando parar. Quando Gwen pega a limusine do casamento da irmã (Elizabeth Perkins) e acaba arrebentando a varanda da casa de alguém, a vida selvagem que ela divide com o namorado Jasper (Dominic West) chega a um ponto insuportável. Dando um tempo de 28 dias num centro de reabilitação, ela encontra uma série de regras (nada de telefone celular!) e estranhos rituais, como cantar e (argh!) falar de seus sentimentos. Juntando-se a um grupo excêntrico em reabilitação, liderado pelo inimitável Cornell (Steve Buscemi), Gwen embarca numa emocionante e hilariante busca da recuperação, onde aprende que a vida não é sempre uma festa e que a felicidade está dentro dela mesma.
Traffic
Trata do tráfico de drogas e suas implicações nos EUA. Usa linguagem violenta e realista mostrando, paralelamente ao problema do tráfico, o processo de dependência de um adolescente.
Sem destino
Mergulhe na contra cultura dos anos 60 sem nenhuma censura, nesta emocionante mistura de drogas, sexo e política. Jack Nicholson estrela com Peter Fonda e Dennis Hopper (que também dirige) neste clássico incomum, que a Revista Time elogiou como um dos dez mais importantes filmes da década. Indicado para o Oscar de Melhor Roteiro em 1969, Sem Destino continua a emocionar o público de todas as idades.
Quando um homem ama uma mulher
Alice Green (Meg Ryan) é uma orientadora escolar que desenvolveu um sério problema com a bebida. Esposa de um piloto de avião (Andy Garcia) e mãe de duas crianças, ela é uma mulher meiga e carinhosa, porém, sob o efeito do álcool, seu comportamento inconseqüente a faz negligenciar até mesmo seus filhos. Depois de um acidente, Alice percebe que chegou ao fim da linha e resolve dar entrada numa clínica de reabilitação. É o início de uma comovente jornada na reconstrução da vida do casal.