Blog / Notícias

Holiste Dia comemora 6 anos com festa à fantasia

Notícias 27/09/2019

Evento voltado para pacientes, familiares e equipe técnica faz parte da proposta terapêutica do serviço, que visa a ressocialização dos pacientes.

 

Na noite de ontem (26), o Hospital Dia (HD) da Holiste Psiquiatria comemorou seis anos de funcionamento, com uma festa à fantasia voltada para os pacientes, familiares e equipe técnica da unidade. A ação faz parte da proposta de estimular a ressocialização, estabelecendo conexões a partir dos diversos contextos ambientais que possam promover o desenvolvimento psicossocial do paciente.

De acordo com Lívia Brandão, acolher e tratar o paciente fora do contexto institucional, como em um ambiente de confraternização, faz parte da idealização do HD. A coordenadora afirma que “falando em tratamento em saúde mental, ‘território’ é uma palavra associada à promoção de socialização, não só do ambiente terapêutico, mas na vida do paciente fora desse local, em sociedade.”

A festa à fantasia é um dos recursos desse processo de ressocialização, entendendo que essas ações aproximam o paciente de contextos que fazem parte da vida social de qualquer pessoa comum. No plano terapêutico da Holiste Dia, a rua foi inserida como recurso de reinserção dos pacientes no âmbito social. Assim, eles são levados a vivenciarem experiências externa ao ambiente de tratamento, longe das regras e das experiências já vivenciadas no espaço institucional da clínica.

O evento contou com a presença do Diretor Técnico da Holiste e idealizador do projeto do HD, o psicólogo Ueliton Pereira, da atual coordenadora do serviço, a terapeuta ocupacional Lívia Brandão, e do psiquiatra responsável, Dr. André Gordilho, além de outros membros da equipe. Além dos pacientes, as famílias compareceram à festa, sendo implicadas nesse importante momento de confraternização e integração.

Confira as fotos do evento aqui.

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar