Especialistas são unânimes em afirmar que exercícios físicos são fundamentais, mas como controlar alguns ímpetos irresistíveis? Disciplina e planejamento não podem faltar, veja algumas dicas.
1
“O principal é escolher uma atividade que dê prazer”
Foco na missão
Ok, fazer uma atividade prazerosa é realmente melhor, mas e se você não gostar de fazer nada? Pois é, o importante é tomar consciência que é necessário fazer uma atividade física, escolher a que melhor se encaixar no seu horário e se programar para cumprir a meta. Isso dá certo.
2
“Fins de semana não contam”
Lazer com exercícios
Tudo conta. Corredores, por exemplo, começam a perder rendimento já no terceiro dia sem treinar. É claro que há dias de descanso, mas as atividades devem ser incorporadas ao cotidiano e isso significa malhar nos fins de semana, mas não quer dizer que você tenha que passar todo sábado de sol na academia. Procure programas ao ar livre, como uma caminhada em uma paisagem interessante ou um tour de bicicleta em um parque.
3
“Posso comer porque estou malhando”
Diminua a ingestão de calorias
Exercícios aumentam o apetite, e se você não segurar a dieta vai engordar. Uma revisão de estudos publicada ano passado no periódico “Obesity Reviews” analisou os resultados de 15 trabalhos que mediam o efeito de atividades físicas, como caminhada ou corrida, em pessoas que não fizeram mudanças na dieta. Na maioria deles a perda de peso foi menor do que a esperada.
4
“Só vou malhar quando estiver a fim”
Acerte o despertador
Todo mundo trabalha, fica cansado, doente e sem vontade de malhar. Mas em um estudo publicado no “Psychology Bulletin”, os pesquisadores descobriram que mais de 90% das pessoas que fazem um programa de exercícios regularmente relataram uma melhora no cansaço e na concentração. O impacto dos exercícios na concentração é comparável a de drogas estimulantes, como as usadas para tratar transtorno de déficit de atenção. O segredo é encontrar o melhor horário para o seu rendimento nos exercícios.
5
“Meus amigos gostam mais de se encontrar para tomar chope”
Em forma e em grupo
Vá tomar um chope de vez em quando, mas proponha atividades físicas em grupo para que seus amigos também percebam como elas podem ser interessantes. Uma pesquisa da “New England Journal of Medicine” observou pessoas por 32 anos e descobriu que 57% delas ficavam obesas junto com os amigos.
FONTE – O Globo