Caminhar 20 minutos por dia levou à redução do fumo; e por 30 minutos, ajudou fumantes a deixarem o hábito.
Os adolescentes que começaram a caminhar 20 minutos por dia conseguiram reduzir o fumo, e os que faziam 30 minutos por dia tiveram mais facilidade para parar totalmente com o vício, mostrou um estudo publicado nesta terça-feira no “Journal of Adolescent Health”.
– Este estudo sugere que exercícios físicos podem ajudar adolescentes que estão tentando parar de fumar – afirmou o autor Kimberly Horn, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Washington. – Adolescentes que aumentaram o número de dias em que estavam envolvidos em pelo menos 20 minutos de exercício, o equivalente a uma curta distância a pé, eram mais propensos a parar.
A equipe de pesquisadores rastreou 233 adolescentes de 19 escolas de West Virginia, um dos estados com os maiores índices de fumantes nos Estados Unidos. De acordo com os Centro de Controle e Prevenção de Doenças, 13% dos menores de 18 anos moradores do estado são fumantes.
– Tabagismo e inatividade física muitas vezes andam de mãos dadas – comentou Horn.
Os participantes do estudo eram fumantes diários. Em média, fumavam metade de um maço em dias de semana e um inteiro aos finais de semana.
FONTE – O Globo