Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

NOTÍCIAS - Oito dicas para parar de fumar

Parar de repente ou diminui o ritmo?

Por que parar?

Usar ou não medicamentos?

Saiba vencer o vício do cigarro definitivamente com sugestões do “WebMD”.

 

1 – Não pare de repente

Pode ser tentador jogar fora seus cigarros e declarar que parou de fumar, assim, de forma simples e direta. Mas 95% das pessoas que tentam parar sem terapia ou medicamento acabam voltando ao hábito. A razão é que a nicotina é viciante. O cérebro se torna acostumado a ter a substância.

2 – Casa limpa

Uma vez que você tenha fumado os últimos cigarros, jogue fora as cinzas e isqueiros. Lave toda roupa que tiver cheiro de cigarro e limpe tapetes, cortinas e estofados. Use aromatizadores para ajudá-lo a livrar sua casa e sua família daquele cheiro familiar.

 

3 – Controle o estresse

Um motivo por que as pessoas fumam é que o cigarro ajuda a relaxar. Uma vez interrompido o hábito, você terá que encontrar outra maneira de lidar com o estresse. Tente ter massagens regulares, ouvir músicas relaxantes, aprender ioga ou tai chi. Se possível, evite situações estressantes durante as primeiras semanas.

 

4 – Evite álcool

Algumas atividades podem impulsionar a necessidade de fumar. Álcool é uma das principais, então tente beber menos ou até parar por um tempo. Se café também é um gatilho, troque por chá por algumas semanas. E se geralmente você fuma depois das refeições, encontre algo para fazer no lugar, como escovar logo os dentes ou mascar chiclete.

5 – Saiba por que parar

Você quer parar de fumar, mas não sabe exatamente o motivo? “Porque faz mal” não é bom o suficiente. Para ficar motivado, você precisa de uma razão forte e clara. Talvez você queira proteger a sua família do fumo passivo ou talvez o câncer de pulmão seja mais assustador. Você pode ainda querer parecer mais jovem… Escolha uma razão forte o suficiente para superar a urgência de acender um cigarro.

 

6 – Não entre nesta sozinho

Conte a amigos, família, colegas de trabalho se está tentando parar. O encorajamento deles pode fazer a diferença. Você talvez também queira entrar num grupo de apoio. Terapia comportamental também pode fazer diferença.

 

8 – Pergunte sobre a prescrição de pílulas

Para reduzir a abstinência de nicotina sem usar produtos que contenham a substância, pergunte ao médico sobre a prescrição de medicamentos. Existem remédios que ajudam a diminuir a ansiedade e que tornam o fumo menos prazeroso. Outros ajudam a reduzir os sintomas da abstinência, como depressão e a dificuldade de se concentrar.

FONTE – O Globo