‘- Volta ao trabalho e dívidas de Natal deixam as pessoas mais tristes.
WALES, INGLATERRA – Não há mais doces e comidas magníficas na geladeira. O Natal passou e só ficaram as contas. E ainda por cima você precisa voltar para a rotina desgastante de trabalho. Não é de se estranhar que você esteja triste e que essa segunda-feira seja considerada como o dia mais depressivo do ano.
O termo “Blue monday” (segunda azul) foi criado em 2005 pelo psicólogo inglês Cliff Arnall. Ele tomou como base as condições meteorológicas – muito frio em alguns países e calor extremo em outros -, níveis de endividamento, resoluções não cumpridas do ano anterior e o fim das férias.
Primeiramente ele se referia à última segunda de janeiro. No entanto, nos últimos três anos a empresa de bebidas Upbeat fez análises de mais de dois milhões de tweets postados. Eles descobriram que nessa segunda haverá cinco vezes mais tweets relacionados com a culpa e as queixas do tempo se multiplicarão por seis.
De acordo com a pesquisa, os homens tendem a reclamar mais e se sentem mais depressivos do que as mulheres.
Mas não são apenas as contas do Twitter que colocam esta segunda no topo do ranking da tristeza. Esse é também o dia mais popular do ano para iniciar um processo de separação. Ao longo do mês, muitos pedidos são arquivados, o que faz de janeiro a época mais movimentada para quem trabalha com divórcio.
De acordo com o site de divórcio online Depot.co.uk, 1,8 milhões de casais tiveram problemas no relacionamento após as festas de final de ano. Eles pediram para mil pessoas listarem os fatos que causaram a tensão conjugal, e encontraram como motivos mais recorrentes a pressão financeira, o excesso de álcool, o desentendimentos com pais do cônjuge e as tarefas domésticas.
Segundo Ruth Sutherland, executiva-chefe do Relate, organização de suporte para relacionamentos, janeiro é um dos momentos mais conturbados do ano para os seus conselheiros.
– Ano Novo é o momento de muitos de nós avaliarmos a forma como a vida está indo – disse Ruth ao jornal “Daily Mail” – E isso pode fazer com que as pessoas pensem sobre como as relações estão indo.
O Instituto de Liderança e Gestão da Inglaterra também constatou que a maioria dos trabalhadores estavam insatisfeitos com seu trabalho, com um em cada cinco pesquisados planejando mudar o seu posicionamento e quase 80% querendo trocar de empresa.
Segundo as pesquisas, os dias mais felizes do ano são véspera de Natal, Natal, véspera de réveillon, réveillon e Dia dos Namorados.
FONTE – O Globo