Em palestra realizada para os oficiais da Aeronáutica, as psicólogas Camila Caldas e Maria Eugênia falaram sobre os principais pontos de atenção e prevenção na manutenção da saúde mental.
Como parte das ações relacionadas ao Janeiro Branco, mês de atenção aos cuidados com a saúde mental, a Aeronáutica convidou a Holiste para palestrar sobre as principais questões relacionadas ao tema, como forma de difundir informações a respeito dos transtornos, seus sintomas, formas de tratamento e prevenção.
As psicólogas Camila Caldas e Maria Eugênia Glustak palestraram sobre temas como depressão, estresse e síndrome de burnout, transtornos que estão entre as maiores causas de afastamento laboral em todo o mundo.
“A gente sabe que os membros das forças armadas vivem uma rotina de muita disciplina e tensão, o que desencadeia um nível de estresse em suas atividades diárias. Por isso essa iniciativa da Aeronáutica é muito importante, e mostra como a instituição está atualizada e atenta às questões da Saúde Mental.” – comenta Camila.
Confira as fotos do evento:
O QUE É O JANEIRO BRANCO?
O mês de janeiro foi escolhido por ser aquele que abre um novo ano. Já o “branco” remete à “telas e folhas em branco”, onde temos espaço para projetar, escrever e desenhar nossas expectativas sob um novo olhar.
A campanha tem o objetivo de quebrar tabus, gerar conscientização sobre o tema da Saúde Mental e levar mais informações sobre transtornos, prevenção e tratamentos. Mesmo com tanto acesso à informação nos dias de hoje, os transtornos mentais seguem sendo um tabu em nossa sociedade.
“Acredito que o estigma em torno do tema contribui muito para a desinformação. O medo do julgamento, de demonstrar suas fragilidades psíquicas, a dificuldade em lidar com os próprios sintomas e com a autoimagem impede as pessoas de buscarem ajuda, o que só piora os quadros. Por isso essa campanha é tão importante.” – explica a psicóloga.
SAÚDE MENTAL NO TRABALHO
Em todo o mundo, problemas de saúde mental estão cada vez mais presentes na lista de doenças que provocam afastamento do trabalho. No topo da lista estão a depressão, o estresse crônico e a síndrome de burnout, que é o esgotamento laboral.
Vários motivos podem desencadear um problema de saúde mental no ambiente de trabalho: rotina inflexível, excesso de afazeres, exposição a violência verbal ou física, chefia abusiva, relações de má qualidade com colegas, ambiente insalubre, entre outros.
“É importante que a pessoa consiga identificar quando alguma dessas situações está acontecendo. Identificar suas emoções, reconhecer certos sentimentos e buscar ajuda especializada, fazer uma psicoterapia.” – afirma Maria Eugênia.
MUDANÇA DE HÁBITOS
Falamos, anteriormente, dos pontos de atenção que trazem impacto à saúde mental no ambiente de trabalho. Mas, a maioria deles foge do controle do indivíduo que está em sofrimento, pois geralmente vem de outras pessoas ou do ambiente de trabalho.
Assim, mudar de hábitos para se fortalecer diante de cenários ruins é uma boa forma de reduzir o sofrimento causado, pois quando estamos equilibrados e saudáveis lidamos melhor com as adversidades.
“Existem algumas coisas que podem ser feitas para ajudar: gerir melhor o tempo, ter uma rotina estabelecida, manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios regularmente, ter atividades de lazer e manter relações sociais de qualidade.” – finaliza Maria Eugênia.