Blog / Notícias

Suicídio foi tema de roda de conversa no Hospital Dia

Notícias 14/09/2018
Palestra Suicídio com Raíssa Silveira no HD

A psicóloga Raíssa Silveira promoveu uma roda de conversa, abordando o tema “Suicídio” para os pacientes do Hospital Dia.

O objetivo do evento foi tratar deste tema tão delicado e complexo de uma forma clara e acessível. Na oportunidade, os pacientes puderam se envolver com a temática, trazendo suas questões pessoais e contribuindo para desfazer alguns estigmas que envolvem o assunto.

A psicóloga chamou a atenção que a grande maioria das tentativas de suicídio ou suicídio completo são realizadas por indivíduos que possuem algum transtorno mental. Por este motivo, os familiares e pessoas próximas devem estar atentos aos sinais, pois é bem provável que estas pessoas estejam acometidas por um grande sofrimento.

“A estatística referente ao suicídio no mundo nos deve, no mínimo, servir de alerta para a necessidade de falarmos sobre assunto não só hoje, não só em setembro, mas todos os outros dias e em todos os espaços possíveis, inclusive com os nossos pacientes. Acreditamos que a informação é o primeiro passo pra prevenção, para então podermos escutar o que as pessoas tentam nos dizer com um “minha vida já não faz mais sentido”, e que poderíamos traduzir por um “olhe pra mim, veja o meu sofrimento”, ressalta.

ASSISTA AO VÍDEO: SUICÍDIO, NA PONTA DO LÁPIS

Setembro Amarelo

O suicídio é uma das dez principais causas de morte em todo o mundo, sendo responsável por aproximadamente um milhão de mortes por ano. No Brasil, estima-se que ocorram 32 mortes por suicídio ao dia.

Desde 2014, o Brasil conta com uma campanha de conscientização sobre o suicídio: o Setembro Amarelo, cujo objetivo é alertar a população sobre a importância de se falar sobre o tema.

A Holiste apoia essa causa, contribuindo para ampliar o debate e fornecendo informações relevantes sobre o tema. O mote da campanha deste ano é “Suicídio se previne com informação”, com o objetivo de mostrar a importância em discutir sobre o assunto como forma de prevenção.

Fique atento aos sinais, fale sobre o assunto e procure ajuda profissional sempre que necessário.

Saiba mais em suicidio.holiste.com.br.

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar