Blog / Dúvidas

TELEMEDICINA: SUA CONSULTA SEM SAIR DE CASA

Dúvidas 27/05/2021

A telemedicina possibilita que pacientes distantes de grandes centros, ou aqueles que se encontram em trânsito, acessem uma consulta com um especialista.

A Telemedicina da Holiste é uma ferramenta que viabiliza o atendimento psiquiátrico e psicológico à distância. Trata-se de um serviço essencial para pacientes que não podem se deslocar até a clínica, por razões diversas, ou que residem/ estejam em outras cidades.

Com a pandemia do Coronavírus, a Holiste ampliou em 20 vezes sua capacidade de atendimento através da telemedicina, viabilizando a manutenção do tratamento de nossos pacientes. Para utilizar o serviço é necessário ter acesso à internet em um dispositivo com câmera e microfone, como computador, tablet ou smartphone.

SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

Um aspecto importante do serviço, que muitas vezes traz uma certa desconfiança dos pacientes, é a segurança das informações geradas no atendimento. Se já é complicado para as pessoas irem ao consultório de um psiquiatra ou psicólogo, expor seus problemas através de uma videochamada é ainda mais complexo.

Por isso a Holiste investiu em uma ferramenta própria de telemedicina. Não utilizamos um sistema de alguma empresa de tecnologia, todas as informações de nossos pacientes ficam armazenadas em nosso próprio sistema, que tem integração com o prontuário eletrônico do paciente.

Além disso, os links das consultas só são criados e enviados 15 minutos antes do início do atendimento, diminuindo a possibilidade de vazamentos e invasões.

QUALIDADE DA CONEXÃO

Para muitas pessoas, o maior obstáculo para uma consulta via videoconferência é a qualidade da conexão e a velocidade da internet. Pensando nisso, a Holiste desenvolveu algumas soluções para garantir a qualidade da conexão da chamada.

Como já citado acima, a Holiste utiliza uma ferramenta própria de telemedicina, com um servidor exclusivo que garante a velocidade e a continuidade da chamada. Além disso, desenvolvemos um aplicativo 100% gratuito, compatível com Iphone e Android, com o qual o paciente melhora significativamente as chamadas realizadas via smartphone.

FACILIDADE NO AGENDAMENTO

Outro ponto importante da telemedicina é a praticidade no momento de agendar um atendimento. Todo o processo, da checagem dos horários disponíveis ao pagamento da consulta, é realizado em uma única ferramenta, em apenas alguns cliques.

A Holiste disponibiliza três modos para agendamento de suas consultas de telemedicina: pelo site da clínica, pelo aplicativo ou pela central de atendimento telefônico, facilitando a vida dos pacientes.

CONDIÇÕES IDEAIS

Do mesmo modo que é necessário todo esse investimento por parte da Holiste, também é recomendável que o paciente disponha de boas ferramentas para acessar sua teleconsulta. Algumas condições ajudam a estabelecer um atendimento sem interferências:

– Tenha uma conexão rápida e estável com a internet;

– Utilize câmeras, microfones e caixas de som de qualidade;

– Não utilize outros programas e aplicativos no momento da consulta;

– Caso utilize dispositivos móveis, como tablets e smartfones, certifique-se de sejam modelos atuais, com suporte às novas tecnologias, e mantenha-se perto de seu roteador de wifi.

RECEITAS DE MEDICAMENTOS

Outra grande dúvida dos pacientes dia respeito à emissão de receitas médicas para compra de medicações. No sistema de telemedicina da Holiste, a receita médica digital já funciona de forma integrada. O paciente recebe sua prescrição de medicamentos diretamente em seu e-mail.

Nos casos das medicações de uso controlado, que necessitam de receita azul ou amarela, a Holiste envia as prescrições através do serviço de motoboy ou correios, de acordo com a preferência do paciente.

SERVIÇOS OFERTADOS

Praticamente todos os tipos de consulta ambulatorial podem ser realizados via telemedicina. Seja com o psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagoga, arteterapeuta, musicoterapeuta ou qualquer outra especialidade, sempre é possível realizar uma consulta. Até mesmos serviços que demandam a realização de atividades, como a Estimulação Cognitiva, podem ser feitos por videochamada.

A única ressalva acontece para os casos mais graves, quando o paciente está em surto, e se faz necessária a intervenção presencial do médico psiquiatra.

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar