Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

Transtorno bipolar na infância e adolescência

O número de diagnósticos de transtorno bipolar em crianças vem crescendo de forma expressiva na última década. Recentemente o site Saúde da Mente publicou uma matéria sobre o estudo do psiquiatra Pedro Pan que buscava entender os motivos do aumento de diagnósticos.

Para o estudo, selecionaram cerca de 2.500 indivíduos entre 6 e 12 anos, que foram seguidos de perto por um grupo de pesquisadores. Os dados levantados no estudo permitiram que os sintomas detectados fossem agrupados em dois grandes eixos:

1. Sintomas de “exuberância”, que são comportamentos mais relacionados à euforia e à agitação,
2. Sintomas de “pobre controle das emoções e dos pensamentos”, que englobam, por exemplo, sintomas como dificuldade de controlar a velocidade da própria fala e dificuldade de concentração.

A matéria destaca a importância das informações levantadas no estudo de Pan para o entendimento do transtorno bipolar em crianças, levando em consideração as características da idade. Os transtornos psiquiátricos trazem dificuldades no rendimento escolar e no convívio com outras crianças da mesma idade, além de prejudicarem o ambiente familiar. Portanto, quanto antes o diagnóstico for realizado menor será o prejuízo no desenvolvimento da criança.

 

TRANSTORNO BIPOLAR

Para Dr. Luiz Fernando Pedroso, o transtorno bipolar é uma doença da ciclicidade, seus sintomas são recorrentes e as fases de euforia ou de depressão tendem a voltar.

“A maior parte dos pacientes recupera a capacidade de autocrítica quando o episódio é estabilizado. Assim, eles podem levar uma vida autônoma e formar parceria com o psiquiatra para evitar novas “crises” graves, ou abortá-las logo no início, prevenindo danos significativos. Para tanto, se faz importante que eles tenham pleno conhecimento sobre o que é Transtorno Bipolar do Humor, seus sintomas sinalizadores de início de crise e as características de sua bipolaridade pessoal”.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA DE TRATAMENTO DO TRANSTORNO BIPOLAR NA HOLISTE