Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

TRISTEZA E DEPRESSÃO: COMO DIFERENCIAR?

“Tristeza e depressão: Como diferenciar?” será o tema apresentado pelo psiquiatra André Gordilho na 4ª edição do Ciclo de Palestras Holiste. O evento acontecerá no dia 25 de janeiro no São Salvador Hotel.

Em entrevista ao programa Sinta-se Bem da rádio Sociedade na última sexta-feira, o psiquiatra falou sobre o tema e explicou a diferença entre os dois termos. “A tristeza é uma emoção que a gente tem e convive com isso. Muitas pessoas confundem tristeza com depressão, porém tristeza não é sinônimo de depressão, na realidade, a tristeza é um sintoma da depressão. A depressão é uma patologia e deve ser tratada como uma doença que precisa ser avaliada e tratada”.

Sintomas mais frequentes

Segundo Dr. Gordilho, os principais sintomas causados pela depressão são: tristeza, pensamentos negativos, falta de apetite, desesperança, sentimento de culpa, anedonia (perda da capacidade de sentir prazer), pensamentos de morte e suicida. “Perde-se o prazer nas atividades do dia a dia, não tem mais energia e isso se perdura por semanas. Aí já tem alguma coisa errada. Fatores normais podem ser um estopim para um quadro patológico. Você pode ter a predisposição e a perda de um emprego, por exemplo”, esclarece o psiquiatra.

Além disso, o psiquiatra explica que várias doenças clínicas estão associadas à depressão, por este motivo é imprescindível investigar o histórico clínico do paciente para identificar possíveis causas da doença.

Ciclo de Palestras Holiste

Na oportunidade, Gordilho falou sobre sua participação na 4ª edição do Ciclo de Palestras Holiste, que contará com a presença também do psiquiatra e psicanalista Jorge Forbes, abordando o tema “O conceito de felicidade e o papel do sofrimento”. O evento tem o objetivo de proporcionar uma discussão mais ampla e abrangente sobre os atuais desafios da psiquiatria e da saúde mental junto ao grande público. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Interessados devem acessar o site palestras.holiste.com.br.

 

Confira a entrevista completa: