Em razão do Dia das Crianças, o Hospital Dia, a pedido dos seus pacientes, organizou uma programação especial para comemorar esta data com intuito de fazer um resgate das boas lembranças e sentimentos da infância.
A programação contou com diversas atividades: brincadeiras, cantigas de roda, cirandas, música e dança. Segundo Narajane Oliveira, arteterapeuta do Holiste Dia, “essas brincadeiras, além de rememorarem suas lembranças da infância, permitiram também realizar um trabalho de estimulação cognitiva”.
ASSISTA AO VÍDEO: O QUE É UM HOSPITAL DIA DE SAÚDE MENTAL
LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA
Um outro momento bastante interessante foi quando cada um teve a oportunidade de responder a seguinte pergunta: “Qual a sua melhor lembrança da infância?”. Para a arteterapeuta, esta atividade foi importante por que cada um pôde compartilhar com o grupo suas lembranças e cada relato despertava ainda mais lembranças e histórias. Um momento único para todos.
Além da participação efetiva nas atividades propostas no dia, os pacientes também foram responsáveis pela decoração da festa, utilizando os elementos produzidos nas oficinas terapêuticas, neste caso, a oficina de produção de cataventos. “O processo terapêutico tem como objetivo o resgate do potencial criativo, o contato com sentimentos e lembranças, o autoconhecimento e a melhora da autoestima. Utilizamos as datas festivas nas oficinas para explorar esta criatividade e reviver estas memórias” , destaca.
O encerramento da comemoração foi com direito a um belo lanche com gostosuras da infância como: pipoca, jujuba, biscoito, geladinho, maria-mole, etc., que proporcionaram um momento de prazer, alegria e satisfação.
“O objetivo dessa comemoração foi de proporcionar esse resgate de boas lembranças da infância, possibilitando a vivacidade, o brincar, o rir, o prazer, a criatividade, estimulando a alegria e o bem-estar, fatores fundamentais para o tratamento”, explica ela.
Umas das propostas do Holiste Dia é explorar as datas especiais, festivas, acreditando que momentos como estes são instrumentos que ressignificam a vida dos pacientes, oferecendo novos estímulos para ações transformadoras.