Em entrevista à Tv Bahia, a psiquiatra Fabiana Nery abordou o que é a vigorexia e quais as consequências na vida social do indivíduo.
A vigorexia é um transtorno dismórfico corporal, classificado no espectro do transtorno obsessivo compulsivo, que faz com que o indivíduo tenha uma percepção do seu corpo diferente da realidade.
É uma mudança no comportamento que gera, acima de tudo, uma desordem ligada à autoimagem. De acordo com a psiquiatra, tanto a vigorexia quanto a anorexia são patologias narcisistas, com visões deturpadas da própria aparência no espelho.
“Mesmo estando musculosa e com boa aparência física, a pessoa se enxerga no espelho como alguém fraco. Isso faz com que ela tenha um comportamento obsessivo de realizar muito exercício físico, para além do que é considerado saudável”, aponta Fabiana.
Confira a entrevista completa:
Como perceber
A insatisfação com a própria imagem no espelho faz com que o indivíduo mude todo o seu comportamento social, de tal forma que incorpore novos hábitos à sua rotina diária. Pessoas com vigorexia passam horas na academia, introduzem dietas restritas, muitas vezes sem orientação profissional, e até uso de substâncias como anabolizantes.
Essa questão traz reflexos no âmbito social, familiar e profissional. O vigoréxico deixa de realizar atividades do seu dia a dia que possam interferir na sua relação com a academia e o seu cronograma de exercícios físicos.
Consequências sociais
As consequências desse comportamento é o isolamento social, restrição da dieta, desinteresse pelo trabalho e lazer, além disso alterações no comportamento.
A psiquiatra afirma que o indivíduo diagnosticado com o transtorno dismórfico corporal só tem interesse por atividades que o faça atingir seu objetivo de ter o corpo perfeito.
“É importante diferenciar o comportamento adequado, de alguém que gosta de atividade física, de quando isso cruza a linha e se torna patológico. A pessoa se enxerga de um jeito que não é, e tudo na vida passa a girar em torno daquilo”, afirma a psiquiatra Fabiana Nery.