Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

Holos Dia é Destaque no 9º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia

Com a apresentação de três trabalhos científicos, o Espaço Holos marcou presença no evento.

De 13 a 16 de Maio, no Centro de Convenções da Bahia, foi realizado o 9º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Este é um dos maiores eventos de psicologia do país, e este ano trouxe como tema “Psicologia e os Desafios do Mundo Contemporâneo. O Espaço Holos apresentou três trabalhos relacionados ao seu serviço de Hospital Dia.

Em apenas um ano e meio de funcionamento, o trabalho realizado no Holos Dia possibilitou a confecção de três produções acadêmicas, dois “pôsteres” e um “relato de experiência”, todas apresentadas durante o evento. Os trabalhos apresentados foram baseados em estudos de caso referentes ao serviço diário prestado aos nossos pacientes, respeitando as diretrizes éticas e preservando a privacidade dos mesmos.

 

Psicoeducação como estratégia de cuidado

Com o título “Psicoeducação como estratégia de cuidado”, o trabalho de autoria do psicólogo Ueliton Pereira, Coordenador do Holos Dia, foi apresentado na modalidade Pôster: “O objetivo deste trabalho foi investigar a relação dos pacientes com o seu próprio tratamento. Durante um ano fizemos o acompanhamento dos pacientes através de um grupo temático, que acontecia semanalmente, onde traçamos o perfil do grupo, o padrão comportamental de cada paciente e a relação do mesmo com o tratamento de seu transtorno. Este trabalho de estimular o indivíduo a pensar sua própria doença ajudou a desenvolver, em cada paciente, a aceitação do seu quadro, o seu senso de responsabilidade consigo mesmo, a adesão ao tratamento e, por consequência, elevou sua autoestima, autonomia, cidadania e a possibilidade de ter controle sobre sua própria vida” – explicou Ueliton.

 

Promoção de Saúde Mental pelo uso do Território

O segundo trabalho apresentado na categoria Pôster tem o título “A promoção de Saúde Mental pelo uso do Território”, de autoria do psicólogo Rogério Barros. Segundo o psicólogo: “É muito comum ao paciente com transtorno mental uma crescente segregação social e anulação de sua autonomia, decorrentes do agravamento do seu quadro. Através de uma atividade de caminhada matinal, primeiramente pensada apenas como uma atividade física, notamos que os nossos pacientes começavam a perceber o território à sua volta e aguçavam a sua curiosidade em descobrir e visitar novos lugares, fazer novos roteiros. Os pacientes começaram a desenvolver o sentimento de pertencimento àquele território, potencializando sua interação social, atingindo benefícios físicos e motores, ajudando no resgate de sua autonomia e cidadania”.

 

Implantação do Holos Dia

Finalizando a participação do Espaço Holos no evento, Ueliton Pereira apresentou o Relato de Experiência intitulado “Implantação de um Hospital Dia na Cidade de Salvador”. Com o próprio Holos Dia como objeto de estudo, Ueliton explicou como a implantação do serviço potencializou o tratamento dos pacientes do Espaço Holos: “A realização deste estudo, a partir do acompanhamento dos tratamentos realizados no Holos Dia, verificou que para muitos pacientes existia uma lacuna entre o serviço da internação e o tratamento ambulatorial. O serviço de atenção diária mostrou-se uma ferramenta complementar ao tratamento iniciado na internação, sem nenhum antagonismo entre os dois modelos. Pessoas com problemas de ressocialização, ou com uma estrutura familiar incapaz de gerir o tratamento medicamentoso e as atividades terapêuticas necessárias ao paciente com transtornos mentais, necessitam de um serviço intermediário entre a internação e o tratamento ambulatorial, facilitando a adesão ao tratamento. Concluímos que o tratamento em Hospital Dia além de facilitar a reinserção social do paciente diminui a chance de que um novo episódio de surto aconteça logo após a alta da internação. Assim, o Hospital Dia mostrou-se uma poderosa ferramenta no tratamento dos transtornos mentais”.

 

Equipe Multidisciplinar

Ueliton ainda fez questão de explicar que as produções apresentadas são fruto de um trabalho multidisciplinar colaborativo. Toda a equipe técnica do Holos Dia é coautora dos trabalhos: “Nos três trabalhos apresentados a nossa equipe técnica aparece como coautora, tanto na redação dos trabalhos quanto na realização dos grupos e coletas de dados. O serviço de atenção em Hospital Dia é complexo e demanda o trabalho de uma equipe especializada, atuando de forma conjunta para propiciar o bem estar de nossos pacientes. Gostaria de agradecer a colaboração de nossas Terapeutas Ocupacionais: Itatiara Xavier e Lívia Brandão, da nossa Arteterapeuta: Narajane Oliveira e da Musicoterapeuta Nadja Pinho. É o trabalho desta equipe, acompanhando o desenvolvimento diário dos nossos pacientes, que viabilizou as produções acadêmicas apresentadas no Congresso”.