O processo de envelhecimento traz inúmeras mudanças na vida das pessoas. No caso dos indivíduos que apresentam transtornos mentais, mesmo os de intensidade mais leves, o envelhecimento pode acarretar no agravamento do quadro, devido a consequências características dessa fase da vida. Essas particularidades evidenciam a necessidade de discutir a saúde mental do idoso.
A “Saúde Mental na Terceira Idade” é o tema do Encontros Holiste de abril, que traz as palestras do psiquiatra André Gordilho e da terapeuta ocupacional Michelle Campos.
O Encontros Holiste é um evento gratuito, voltado para familiares e cuidadores de pessoas com transtornos mentais, com o objetivo de conversar sobre cuidados em saúde mental. O evento acontecerá no dia 18 de abril (quarta) às 19h, no auditório da Holiste.
DESAFIOS DA PSICOGERIATRIA
Na medida em que aumenta a expectativa de vida, aumenta também o número de pacientes da terceira idade, entre eles aqueles que sofrem de transtornos ligados à saúde mental, como depressão, ansiedade, distúrbios de sono, perturbações vinculadas a dor e demência.
A psicogeriatria (ou gerontopsiquiatria) é a subespecialidade da psiquiatria que lida com aspectos psicopatológicos em idosos (adultos acima de 65 anos). O psiquiatra André Gordilho abordará o tema na palestra DESAFIOS DA PSICOGERIATRIA.
“A psicogeriatria lida com as especificidades da saúde mental levando em consideração a fisiologia do idoso, a saúde em geral, além de trabalhar com os familiares a melhor forma de lidar com o paciente e o processo natural da doença. O psicogeriatra ajuda a criar estratégias compensatórias que facilitem o dia a dia e a qualidade de vida do idoso”, afirma Dr. Gordilho.
ASSISTA AO VÍDEO DA PALESTRA: DESAFIOS DA PSICOGERIATRIA
ESTIMULAÇÃO COGNITIVA EM IDOSOS
No acompanhamento ao paciente idoso é preciso contemplar práticas e intervenções que promovam a saúde global do idoso, buscando preservar o máximo de funcionalidade e autonomia possível.
Alterações nas funções cognitivas, por exemplo, são frequentes nesta população e implicam em dificuldades e limitações na realização das atividades diárias. O programa Ativamente, implantado na Holiste em 2017, tem como objetivo preservar e restaurar as funções cognitivas do idoso, através de um plano de atividades elaborado exclusivamente para cada paciente, levando em consideração as suas necessidades e o seu quadro clínico.
“A ESTIMULAÇÃO COGNITIVA EM IDOSOS” será o tema da palestra de Michelle Campos, especialista em gerontologia e coordenadora do Núcleo da Terceira Idade da Holiste.
“A estimulação cognitiva é disseminada globalmente não só como forma de tratamento, mas também como forma de prevenção do declínio cognitivo. Na palestra, vamos explicar com mais detalhes o processo de declínio cognitivo e os benefícios da estimulação”, detalha Michelle Campos.
SAIBA MAIS: PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA | NÚCLEO DA TERCEIRA IDADE HOLISTE
SAÚDE MENTAL NA TERCEIRA IDADE
A “Saúde Mental na Terceira Idade” é o tema oitavo vídeo da série Desmistificando a Saúde Mental. Nossa equipe fala sobre as especificidades dos transtornos mentais em idosos, cuidados, tratamentos e possibilidades de uma vida mais plena. Participam do vídeo os psiquiatras André Gordilho e Victor Pablo, a psicóloga Raissa Silveira e a terapeuta ocupacional e coordenadora do Núcleo da Terceira Idade, Michelle Campos.
ASSISTA AO VÍDEO: “SAÚDE MENTAL NA TERCEIRA IDADE”