A psiquiatra Carmita Abdo é a convidada para o segundo evento do Ciclo de Palestras Holiste, que acontece em setembro.
Carmita Abdo é considerada uma das mais importantes pesquisadoras sobre a sexualidade no Brasil, com mais de 40 anos dedicados ao estudo desta matéria. A psiquiatra é coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que realizou uma recente pesquisa envolvendo 3 mil homens e mulheres em 07 capitais brasileiras. O objetivo do estudo foi traçar um panorama dos tabus e práticas dos relacionamentos sexuais no país, e os impactos destes nas relações afetivas e sociais.
SEXUALIDADE DO BRASILEIRO
“Nesse tempo todo que tenho trabalhado com o assunto, eu tenho constatado e confirmado que realmente o sexo é o motor de muitas das ações humanas, dos pecados e das virtudes de muitos homens e mulheres. Sem dúvida um assunto muito instigante.
No Brasil, assim como no mundo todo, mudou muito o tipo de relacionamento que as pessoas passam a estabelecer. O compromisso não é mais necessário, as relações sexuais se dão às vezes instantaneamente, mal as pessoas se conhecem, mas se elas se sentem atraídas já se permitem fazer sexo e isto acaba levando a dissociação completa da relação afetiva e da relação sexual, hoje são coisas completamente independentes”, afirma a psiquiatra.
AMOR X CÍUME
Fabiana Nery, psiquiatra, fará a palestra de abertura do evento com o tema “Sofrer por amor: Qual o limite?”
“O ciúme normal, que é natural à maioria das pessoas, é a expressão de emoções relacionadas ao medo de perder a pessoa amada. Em geral, essa emoção é transitória e está relacionada a casos específicos, apresentando uma intensidade normal para aquela situação. Quando falamos de um ciúme patológico ou doentio, ou ainda sobre a síndrome de Otelo, estamos falando de um quadro onde a pessoa tem a necessidade de posse e controle do ente amado, principalmente do controle do comportamento e dos sentimentos daquela pessoa”, esclarece a psiquiatra
CICLO DE PALESTRAS HOLISTE
Fabiana Nery, que é a coordenadora do Centro de Estudos Holiste, fala um pouco sobre a proposta deste evento:
Sabemos que o sujeito tem suas decisões e sua conduta determinadas para além da lógica, influenciado pelas emoções. Além disso temos o sexo, como um forte determinante para diversas atitudes em nossa sociedade. E em algumas vezes um problema sexual ou uma discussão constante pode ser mais do que uma questão corriqueira e sim um transtorno psiquiátrico.
Por isso elegemos o ciúme e o sexo como tema para esse nosso segundo evento, onde temos a satisfação de trazer Carmita Abdo para continuarmos nossa conversa sobre os desafios da psiquiatria moderna.
O segundo evento do Ciclo de Palestras acontece no dia 21 de setembro, às 19h no Hotel São Salvador. O evento é gratuito, com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas no site palestras.holiste.com.br
LUIZ FELIPE PONDÉ E LUIZ FERNANDO PEDROSO
O primeiro evento do Ciclo de Palestras aconteceu em julho e contou com as palestras do psiquiatra Luiz Fernando Pedroso, diretor clinico da Holiste, com o tema “Psiquiatria para Além da Medicina” e do filosofo Luiz Felipe Pondé, que falou sobre “Os desafios da Mudança”.
O evento reuniu psiquiatras, psicólogos e outros profissionais da saúde mental. Além destes, o evento também foi prestigiado por convidados que atuam em outras áreas, atraídos pela possibilidade de discutir assuntos de grande interesse da sociedade, que é o objetivo principal do Ciclo de Palestras.
Confira o vídeo com a cobertura dos melhores momentos do evento.