Blog / Notícias

COMO ESTÁ A SUA SAÚDE MENTAL?

Notícias 09/07/2021

Dra. Fabiana Nery conversa com a equipe do Correio sobre adaptação, resiliência e flexibilidade durante o isolamento social

Manter a sanidade tem sido um desafio e tanto durante a pandemia do Covid-19. Embora seja um momento estressante, é necessário buscar alternativas para se equilibrar emocionalmente.

De acordo com a psiquiatra, doutora em Medicina e coordenadora do Centro de Estudos da Holiste Psiquiatria, Fabiana Nery, pessoas com personalidade menos adaptativas a situações e ambientes conflituosos tendem a somatizar mais nesse período:

“São pessoas com características de personalidade que dificultam a adaptação a situações estressantes, como, por exemplo, baixo nível de resiliência, inflexibilidade e ansiedade”, explica.

Vulnerabilidade

O excesso de informações relacionadas às perdas nesta pandemia também favorece o aumento do sofrimento psíquico, medo do futuro e angústia. Fabiana aponta que a sensação de vulnerabilidade é outro fator que contribui bastante nos quadros de ansiedade:

“Considerando este momento de pandemia e suas repercussões, especialmente o confinamento, o distanciamento social e a mudança abrupta de rotinas, a saúde mental foi uma das esferas mais afetadas”, afirma.

Para ela, é fundamental estar atento às mudanças de padrão de funcionamento e prejuízos no desempenho. Assim, é possível detectar alterações e sintomas de sofrimento psíquico de forma rápida e, dessa forma, iniciar a intervenção ou tratamento de maneira precoce.

 

Matéria publicada em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-voce-esta-se-sentindo-veja-dicas-para-manter-a-saude-mental-na-pandemia

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar