Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

COMO EVITAR CRISES DE ANSIEDADE E MANTER A PRODUTIVIDADE

CRISES DE ANSIEDADE

Além de causar o sentimento de angústia, a ansiedade pode acarretar bloqueios na produtividade e desorganizar a vida diária do indivíduo.

A ansiedade é um sentimento natural e muito presente na vida de qualquer pessoa. Sempre que estamos na expectativa de que algo aconteça, nas vésperas de uma viagem ou de qualquer evento importante de nossas vidas, ficamos ansiosos. Essa sensação de ansiedade varia de pessoa para pessoa, podendo ser experimentada de diferentes formas sem que mereça uma atenção especial do indivíduo. O problema surge quando a ansiedade começa a trazer prejuízos à vida da pessoa, prejudicando-a na execução de suas atividades rotineiras.

Geralmente, essa ansiedade aparece como o sintoma de algum transtorno mental; pode ser uma depressão, transtorno bipolar, dependência química, burnout, etc. Existe, ainda, a possibilidade de desenvolvimento de um quadro de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), em que a pessoa desenvolve uma grande preocupação (chegando à sensação de medo e pânico) em relação a algo, ainda que não exista qualquer razão plausível para isso. Nesse estágio, a pessoa sente tanta ansiedade diante de algo que ela passa a fugir daquela situação, necessitando de acompanhamento profissional.

Sintomas da Ansiedade

A ansiedade é comumente percebida como uma pequena angústia relacionada a um determinado evento ou situação. Mas, existe uma série de outros sintomas que fazem parte de um quadro de ansiedade:

– Preocupações e medos excessivos;

– Percepção irreal de problemas;

– Inquietação e nervosismo constante;

– Irritabilidade;

– Tensão muscular;

– Dores de cabeça;

– Sudorese e palpitações cardíacas;

– Dificuldade em manter a concentração;

– Náuseas ou queimação no estômago;

– Necessidade de ir ao banheiro com frequência;

– Fadiga e sensação de cansaço constante;

– Dificuldade para dormir ou manter-se acordado;

– Surgimento de tremores e espasmos;

Quando procurar ajuda profissional?

Sempre que algum problema de ordem psicológica, emocional ou comportamental traz prejuízos à vida do indivíduo, de modo em que ele não consegue se restabelecer por conta própria, esse é o momento de buscar auxílio especializado.

Quando a ansiedade começa a exercer uma influência incapacitante na vida da pessoa, impedindo-a de desenvolver atividades que antes faziam parte de sua rotina, a ajuda de um especialista é fundamental. Um bom profissional conseguirá determinar a origem daquele quadro de ansiedade, estabelecer um diagnóstico e, a partir dele, traçar um plano terapêutico adequado.

Como é o tratamento para a ansiedade?

Como foi dito anteriormente, a ansiedade pode aparecer como um transtorno (TAG) ou como sintoma de alguma outra doença. Assim, para determinar um tratamento é necessário estabelecer o diagnóstico correto. Uma vez identificada a causa da ansiedade, o tratamento será direcionado para a origem do problema.

Mas, podemos considerar que a melhor abordagem é sempre multidisciplinar, pois os transtornos mentais se relacionam com vários aspectos da vida, e com a ansiedade não é diferente. O tratamento medicamentoso é importante, bem como o acompanhamento psicoterápico, terapia ocupacional, acompanhamento terapêutico e até práticas menos pragmáticas, como atividade física e meditação, podem trazer benefício no processo de recuperação do paciente.

 

Algumas dicas para evitar crises de ansiedade.

É muito difícil prever e evitar uma crise de ansiedade. Ninguém escolhe passar por isso, e quando a pessoa percebe já se encontra no olho do furacão, sofrendo com os sintomas ansiosos. Mas, já é sabido que determinados hábitos ajudam a prevenir novas crises, são eles:

Pratique atividades físicas: a prática de atividades físicas ajuda a liberar hormônios importantes em nosso corpo, que causam a sensação de bem-estar. Além disso, durante a prática das atividades tendemos a prestar mais atenção no que estamos fazendo no momento e deixamos outras preocupações de lado.

Mantenha uma alimentação balanceada: assim como o exemplo acima, se alimentar bem possibilita que o nosso corpo esteja bem nutrido para o seu funcionamento regular. A carência ou ingestão descontrolada de determinados nutrientes pode potencializar um quadro de ansiedade.

Estabeleça uma rotina: ter uma rotina programada, com horários bem definidos para a realização de suas atividades diárias é muito importante para controlar a ansiedade. Saber que você terá um tempo para realizar cada uma de suas tarefas permite que esteja preparado para elas. Tente deixar um horário para cuidar de só de você, fazer uma meditação ou qualquer outra atividade da qual goste.

Defina metas e prazos realistas: quando temos um objetivo, é muito importante estabelecer metas e prazos para alcançá-lo. Mas, se colocarmos metas muito difíceis de serem alcançadas em um prazo muito curto, isso pode disparar um processo de ansiedade pela impossibilidade de cumpri-los.

Mantenha o acompanhamento profissional: se você já teve algum evento mais sério de ansiedade, mantenha seu acompanhamento profissional regularmente. Continue com suas visitas ao psiquiatra e ao psicólogo, administre suas medicações no horário correto e siga o plano terapêutico. Trace estratégias para evitar as situações gatilho das crises, mantendo-se saudável e funcional.