Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

Diagnóstico de TDAH aumentou 50% em uma década nos EUA

Cerca de 6,4 milhões de crianças entre 4 e 17 anos já receberam diagnóstico do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Quase um em cada cinco meninos do Ensino Médio nos Estados Unidos e 11% das crianças em idade escolar receberam um diagnóstico médico de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), de acordo com novos dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Essas taxas refletem um aumento considerável nos índices na última década e alimentam a preocupação de médicos de que há um excesso de diagnóstico e prescrição de medicamentos nas crianças americanas.

Os números mostraram que cerca de 6,4 milhões crianças de 4 a 17 receberam o diagnóstico de TDAH em algum momento de suas vidas, um aumento de 16% desde 2007, e de 53% na última década. Cerca de dois terços das pessoas com o diagnóstico recebem prescrições de estimulantes como Ritalina ou Adderall, que pode melhorar a qualidade de vida das pessoas com TDAH, mas também podem levar, ocasionalmente, ao vício, à ansiedade e, raramente, à psicose.

– São números astronômicos. Estou chocado – disse ao “New York Times” o neurologista pediátrico William Graf, professor na Escola de Medicina de Yale, nos Estados Unidos. – Sintomas leves estão sendo diagnosticados tão prontamente, o que vai muito além do transtorno e da zona de ambiguidade a um simples aumento de prescrições a crianças saudáveis.

Ainda mais adolescentes devem ter prescrição de medicamentos num futuro próximo, já que a Associação Americana de Psiquiatria planeja modificar a definição de TDAH para permitir que mais pessoas recebam o diagnóstico e o tratamento.

Enquanto alguns médicos e pacientes argumentam que o aumento do diagnóstico é uma evidência de que o transtorno está sendo mais reconhecido e aceito, outros dizem que os novos índices sugerem que milhões de crianças podem estar ingerindo medicamentos apenas para ficarem mais calmas e melhorarem o desempenho escolar.

FONTE – O Globo

SAIBA MAIS SOBRE TDAH